Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -

10 dicas para ficar mais produtivo até o fim do ano

Publicado em: 03/12/2013
Divulgação

Divulgação

Faltam exatos seis domingos antes que 2013 dê, enfim, seu suspiro final. Para a maior parte dos profissionais, isso significa que ainda há “muito chão” até o réveillon: balanços, planejamento, metas para cumprir, compras de fim de ano, e por aí vai.

Para que todas as demandas caibam na sua agenda e você não perca a motivação, selecionamos 10 vídeos do Sua Carreira que ensinam desde como administrar o tempo até como adicionar qualidade de vida na sua rotina – sim, não vale esperar o calendário mudar para fazê-la parte da sua agenda.

1. Comece o dia bem

A maneira como você inicia seu dia de trabalho pode dar o tom de como serão as próximas oito horas de expediente. Por isso, criar uma espécie de “ritual” para iniciar as atividades bem é essencial. Veja as dicas de Artur Zular, diretor científico do Instituto Qualidade de Vida.

2. Trace metas (do jeito certo)

Como estão as metas que você estabeleceu no início de 2013? Melhor não falar disso, você pensa? Carla Tieppo, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, ensina alguns princípios da neurociência para você tirar as metas do papel.

3. Priorize

Definir o que é a prioridade do seu dia é essencial para fazer uma boa administração do tempo pelo resto do expediente. Em mais um dos vídeos de carreira, Andrea Piscitelli, consultora em estratégia humana e professora do MBA da FIA, ensina as técnicas para priorizar do jeito certo.

4. Mantenha a concentração

Festa de fim de ano da firma, amigo secreto, compras, resoluções de ano novo. Mais do que qualquer outra época do ano, o período que antecede natal e réveillon é um convite à, digamos, dispersão. Neste vídeo, Carla Tieppo, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, explica quais conceitos de neurociência podem ajudar quem não consegue se focar.

5. Tome café no trabalho

Além de ajudar a combater o sono (típicos de segundas-feiras), o café tem substâncias que podem ser úteis para aumentar sua concentração e produtividade. È o que diz Carla Tieppo, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

6. Faça pausas (de vez em quando)

Regra básica para ser mais produtivo: pare de trabalhar, de vez em quando. Não entendeu nada? Carla Tieppo, professora da Faculdade de Ciências Médicas daSanta Casa de São Paulo, explica.

7. Pare de procrastinar

Para quem já admitiu ser um “procrastinador assumido”, atenção: aos poucos, você pode estar minando as bases do próprio sucesso. Mas é possível mudar esta sina. Andrea Piscitelli, consultora em estratégia humana, ensina algumas dicas para fazer uma boa administração do tempo e colocar a agenda em ordem.

8. Delegue

Tenha consciência de que nem sempre você conseguirá fazer tudo. Nessas horas, a melhor solução é delegar. Pablo Aversa explica.

9. Invista em qualidade de vida (sim!)

Beba água. Alimente-se no horário. Faça exercícios físicos. Medite. Tenha tempo livre. Quando a agenda aperta, as diretrizes para ter uma rotina equilibrada e mais qualidade de vida podem soar como mais um fator de pressão. Quem nunca se sentiu culpado por faltar à academia atire a primeira pedra. Como mudar isso e não fazer a qualidade de vida virar mais uma promessa de ano novo? Artur Zular, diretor científico do Instituto Qualidade de Vida, traz a resposta.

10. Permaneça motivado – mesmo quando tudo conspira contra

Às vezes, o trabalho pesa. A pressão, o tédio e a insatisfação decidem dar o ar da graça. E fim do ano é um prato cheio para isso. O que fazer nestas situações? Como manter a motivação quando isso parece impossível? Fernando Jucá, sócio da Atingire, tem algumas dicas para quem está nesta condição.

Fonte: Exame

LEIA TAMBÉM

Secor visita CONTRACS-CUT e discute projetos para novo mandato

Na última quinta-feira (11), a Secretaria de Comunicação e Políticas Si [...]
LEIA MAIS