Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -

1º Encontro da Juventude Comerciária de Osasco e Região reuniu mais de 500

Publicado em: 02/02/2010

thumb-94

Desde às 9 da manhã, do domingo, dia 31 de janeiro, o Clube do Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região recebeu centenas de comerciários que foram ouvir palestras sobre a situação dos trabalhadores jovens da categoria. Cerca de 500 pessoas participaram da atividade.

À mesa de trabalho estiveram a diretora do sindicato e coordenadora da CUT regional Ana Rapini; Renata Scaquetti, diretora do SINDSAÚDE, militante na área de saúde no Hospital do Servidor Público de São Paulo; Luciana Jeremias, da Juventude da CUT São Paulo; Djalma Sutero da Silva, Secretário de Política Sindical da Contracs, que participou representando Lucilene Binsfeld (Tudi), presidente da entidade; o deputado estadual Marcos Martins (PT-SP) e Flávio Miranda, diretor do Secor, que organizou as explanações.

Também compareceram o vereador Aluisio Pinheiro, José Luiz de Góis (CISSOR), além de representantes do sindicato dos Químicos do ABC, do sindicato dos Condutores, da Construção civil de Itapedi e membros da juventude do PT.

A questão da saúde dos jovens foi o tema recorrente. Renata Scaquetti mostrou os números do Ministério da Saúde e alertou sobre a necessidade de mais informação e projetos especiais de combate à AIDS entre os jovens, bem como a gravidez precoce.

Luciana Jeremias falou sobre a atuação da Central Única dos Trabalhadores, em seu departamento especial dedicado aos jovens, a Juventude CUT – São Paulo. Ela salientou o urgente combate à falta de oportunidades e preconceito aos novos trabalhadores que entram para o mercado de trabalho, além de destacar os vários projetos do órgão em prol da saúde, do lazer e da preparação de novos quadros dentro do sindicalismo, que, segundo avalia, deveria ser preenchido por um número mais expressivo de jovens e suas novas formas de pensar e agir.

O companheiro Djalma Sutero reiterou a necessidade da renovação de quadros na política e no sindicalismo por mentes que, por natureza, trazem a inquietação, o questionamento e a renovação.

O Deputado Estadual Marcos Martins saudou a todos e fez uma importante intervenção destacando os projetos do governo federal no campo da educação, sobretudo para a juventude. Seus projetos de lazer, como a instalação de locais para a prática do skate em várias cidades paulistas vêm dando oportunidade para este esporte radical e predominantemente jovem. “O RENAST [Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador] vem beneficiando muito a juventude trabalhadora”, lembrou o parlamentar.

Flávio, diretor do Secor, encerrou os trabalhos da mesa anunciando que seriam sorteados três aparelhos de DVD entre os participantes, que, com muita torcida, foram entregues para os contemplados. Camisetas com a estampa do Encontro foram distribuídas a todos.

O domingo de confraternização seguiu com partidas de futebol, abertura das piscinas do clube e churrasco.

Assessoria de Imprensa

LEIA TAMBÉM

Secor visita CONTRACS-CUT e discute projetos para novo mandato

Na última quinta-feira (11), a Secretaria de Comunicação e Políticas Si [...]
LEIA MAIS