Domingo, 20 de Setembro de 2020 -

A importância da aparência no local de trabalho

Publicado em: 20/06/2013

thumb-51

De acordo com um levantamento da consultoria norte-americana Harris Interactiva a aparência é sim, essencial para o sucesso na carreira. Nesta pesquisa, para aproximadamente 90% dos pesquisados o visual dos candidatos é o principal aspecto que forma a primeira opinião sobre eles. Isso porque, segundo os entrevistados, as pessoas bem arrumadas despertam mais confiança do que aquelas que simplesmente não se importam com a forma como se apresentam. Para o levantamento, foram ouvidos 514 diretores da área de recursos humanos de grandes corporações.

A técnica em estética e dermaticista do Secor, Ana Paula Politano, concorda com o resultado do levamento.”É de suma importância que o funcionário mantenha uma aparência adequada ao ambiente de trabalho do qual participa. Para cada ambiente, existe uma espécie de conceito préestabelecido que nos remete ao tipo de roupas, maquiagem e acessórios que são bem vindos ou mal vistos”, enfatiza.

Para a esteticista, uma pessoa que mantém uma aparência descuidada demonstra falta de cuidados consigo própria, desrespeito com o ambiente de trabalho e clientes, além de passar uma imagem de alguém descomprometida com a sua função. “A aparência no ambiente de trabalho é a primeira imagem que as outras pessoas levarão de você. Sendo assim, para que possamos passar uma imagem positiva, seja de confiabilidade, respeito, compromisso, devemos nos preocupar se estamos nos arrumando de acordo com a ocasião “, destaca Napolitano.

Segundo a psicóloga do Secor, Flávia Silveira Santos, a aparência é um “cartão de visitas”, por isso é importante cuidar da mesma, tendo em vista que a primeira impressão é a que fica.”

Santos ressalta que que para ter uma boa aparência não é necessário usar roupas de grife ou jóias. “Uma boa aparência se conquista com atitudes simples como: estar limpo, usar roupas limpas e adequadas ao ambiente de trabalho, ter unhas cuidadas, cabelos limpos e penteados. Existem outros cuidados que podem ser tomados, como o uso de maquiagem e bijouterias, mas sem exagero, porque é preciso não pecar pelo excesso”, indica.

A psicológa destaca que é necessário prestar atenção aos detalhes no ambiente de trabalho. “As mulheres precisam tomar cuidado também com o uso de decotes ou roupas muito curtas e os homens podem evitar o uso de bonés. Chinelos não são bem-vindos em ambientes de trabalho, a não ser em casos excepcionais”, enumera.

Mas, de acordo com a psicóloga, o sorriso e o o alto astral também são importantes para o valorizar a beleza pessoal.”Vale lembrar que cuidar da saúde emocional também ajuda a pessoa a passar uma imagem mais positiva diante do outro. Nesse caso, uma psicoterapia pode ser uma boa aliada”, indica Flávia.

Nosso sindicato oferece aos associados o Espaço Secor, que conta com diversos serviços para auxiliar na imagem pessoal. São tratamentos estéticos como limpeza de pele, tratamento para acne, peelings faciais,tratamentos para gordura localizada, celulite, podologia, reeducação postural global(RPG), Pilates, maquiagem, depilação, manicures,cabeleireiros,e muito mais.Para melhorar a autoestima, o Secor disponibiliza o atendimento com psicólogos. Mais informações no sindicato, tel: 3685-0355.

Fonte: Raquel Duarte