Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020 -

“Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade” é o eixo de debates e da programação do Dia do Trabalhador (a) da CUT Sço Paulo

Publicado em: 08/04/2013

thumb-59

Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade é o mote principal da série de atividades e debates programados para as comemorações do Dia do Trabalhador (a) da CUT Estadual São Paulo em 2013.

O presidente da entidade, Adi dos Santos Lima, explica que a CUT São Paulo tem diversificado os temas nos últimos três anos, aproveitando a importância desta data para politizar, formar, educar e informar os trabalhadores e trabalhadoras. Para o dirigente, nada melhor para tratar da temática do que agora, quando o mundo inteiro está discutindo a sustentabilidade voltada para a qualidade vida das pessoas e para a preservação do planeta, para o uso de energias renováveis e de alternativas aos combustíveis fósseis, entre outros.

“O desenvolvimento econômico e a sustentabilidade estão vinculados intimamente à vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Em nosso país, com o crescimento econômico atual, a reforma agrária é urgente como alternativa para geração de emprego e renda e de produção de alimentos que respeitem o meio ambiente, a saúde do trabalhador do campo e do consumidor urbano. Temos também o objetivo de debater a produção industrial como geradora de trabalho decente, e, ainda, o consumo consciente”.

Oficinas regionais – As discussões sobre Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade começam com uma série de oficinas regionais promovidas nas 17 subsedes da CUT/SP, espalhadas em todas as regiões do Estado, mais a capital. A primeira oficina aconteceu na Subsede Osasco, dia 25 de março, e a última está prevista para 20 de abril, na Subsede Vale do Ribeira. Confira abaixo o calendário completo.

Esta é a primeira vez que serão envolvidas todas as subsedes da CUT/SP nas atividades do 1º de Maio. “A CUT representa quase dois milhões de trabalhadores e trabalhadoras em São Paulo e, por isso, vamos envolver todas as regiões do Estado no debate sobre reforma agrária, produção e indústria, Código Florestal, recursos energéticos e consumo consciente – temas relevantes, mas que não estão presentes diretamente no dia a dia da classe trabalhadora”, destaca.

Concurso de poesia – A programação das atividades culturais começou no último dia 11 de março, com o lançamento do 1º Concurso Literário de Poesia da CUT São Paulo, que tem como tema Trabalho Decente. O concurso é aberto aos trabalhadores e trabalhadoras, seus dependentes diretos, aposentados (as) e pensionistas, associados aos sindicatos filiados à CUT/SP.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31/03, exclusivamente pelo site da CUT/SP – www.cutsp.org.br. Os autores das três melhores poesias serão premiados (as) em cerimônia com sarau agendado para o dia 23 de abril. Como prêmios, o primeiro lugar receberá um iPhone, o segundo um iPad e o terceiro um iPod.

Histórico – Em 2010, a CUT/SP optou por comemorar o dia 1º de Maio fortalecendo a relação entre os trabalhadores do Brasil e da América Latina. Com isso, além dos tradicionais shows, aconteceram manifestações e apresentações culturais, seminário sindical internacional e feira gastronômica, entre outras atividades que foram ampliadas no ano seguinte.

Em 2011, o tema foi Brasil-África: fortalecendo a luta dos trabalhadores, com o objetivo de contribuir com a aproximação entre o Brasil e o continente africano, além de valorizar os aspectos históricos e culturais da África. E, em 2012, o foco foi aDiversidade no Brasil e no Mundo – Um Olhar de Cinco Jeitos, com programação voltada à valorização da política, cultura e história das cinco regiões do país.
“Reconhecemos que é fundamental o laço de solidariedade entre os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil e de outros países, como forma de construção da unidade de luta da classe trabalhadora. Por isso, continuamos investindo nesse formato de 1º de Maio, que a CUT/SP adota desde 2010”, ressalta o presidente da entidade.

Calendário das Oficinas Regionais – Dia do Trabalhador (a) 2013*

Subsede

Data

Temas

Osasco 25 de março Produção e Indústria; Recursos Energéticos e Consumo Consciente
Ourinhos 05 de abril Produção e Indústria; Recursos Energéticos e Consumo Consciente
Vale do Paraíba 05 de abril Reforma Agrária; Produção e Indústria
Mogi 06 de abril Recursos Energéticos e Consumo Consciente; Código Florestal
Presidente Prudente 12 de abril Reforma Agrária; Recursos Energéticos e Consumo Consciente
Campinas 12 de abril Reforma Agrária; Produção e Indústria.
Sorocaba 12 de abril Produção e Indústria; Recursos Energéticos e Consumo Consciente
ABC 12 de abril Produção e Indústria;
São Jose do Rio Preto 12 de abril Reforma Agrária; Recursos Energéticos e Consumo Consciente
Araçatuba 13 de abril Reforma Agrária; Código Florestal
Itapeva 16 de abril Reforma Agrária; Produção e Indústria
Capital 16 de abril Produção e Indústria; Recursos Energéticos e Consumo Consciente
Baixada Santista 17 de abril Produção e Indústria; Recursos Energéticos e Consumo Consciente
Ribeirão Preto 19 de abril Reforma Agrária; Recursos Energéticos e Consumo Consciente; Código Florestal
Bauru 19 de abril Produção e Indústria; Recursos Energéticos e Consumo Consciente
Jundiaí 19 de abril Reforma Agrária; Produção e Indústria
Guarulhos 19 de abril Produção e Indústria; Recursos Energéticos e Consumo Consciente
Vale do Ribeira 20 de abril Reforma Agrária; Código Florestal

*Calendário sujeito a alterações de data e tema

Fonte: Postado por assessoria de imprensa/Raquel Duarte