Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -

Artigo: Fique atento a essa onda global contra o sindicalismo! Defenda seu sindicato!

Publicado em: 04/08/2015

 

thumb-19

A história da classe trabalhadora do Brasil prova que o movimento sindical é de extrema importância para todas as categorias, pois é uma organização defensora de políticas coletivas e do progresso dos trabalhadores. No entanto, estamos vendo, claramente, uma grande onda global contra o sindicalismo.
Vale lembrar que o sindicato surgiu sempre que o trabalhador estava à margem da escravidão. No Brasil, a classe operária começou a se desenvolver no final do século 19, quando a mão de obra escrava foi substituída pelos imigrantes vindos da Europa, atraídos pelo desenvolvimento que o país demonstrava. No entanto, suas condições de vida e de trabalho eram precárias, pois os salários eram baixos e as jornadas eram de 12 a 15 horas diárias, sem descanso nos finais de semana e feriados. Na época, os trabalhadores ainda não tinham nenhum direito garantido e as demissões aconteciam verbalmente, sem nenhum direito ao trabalhador. Doenças e acidentes de trabalho também não eram de responsabilidade dos patrões.
A partir de então, ligas operárias começaram a se formar e reunir operários para assisti-los da melhor forma possível. Foi no início do século 20 que associações evoluíram e se transformaram em sindicatos, que lutavam por aumento salarial, redução da jornada de trabalho, repouso semanal, regulamentação do trabalho, entre outros direitos que já estão garantidos, hoje, para o trabalhador!
Em meio a ataques contra o sindicalismo, temos que resgatar a história e notar que são os sindicatos que estão ao lado do trabalhador quando os patrões nos atacam, como agora com o Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização e precariza as relações trabalhistas!
Por isso, trabalhador, defenda seu sindicato, pois sindicato forte é sinônimo de categoria forte!

José Pereira da Silva Neto, presidente do Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região (Secor)

Fonte: Assessoria de Imprensa

LEIA TAMBÉM

Dia Mundial da Água: Promovendo a Consciência sobre a Importância dos Recursos Hídricos

No dia 22 de março de cada ano, o mundo volta seu olhar para um recurso vi [...]
LEIA MAIS