Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020 -

Artigo: Implementação da Agenda de Trabalho Decente na cidade é sinônimo de valorização da classe trabalhadora

Publicado em: 21/07/2015
Assessoria/Secor

Assessoria/Secor

Na última quinta-feira, 16/7, o Secor testemunhou um marco histórico para a cidade de Osasco e seus trabalhadores, quando a Prefeitura do município assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a construção e efetivação da Agenda de Trabalho Decente.

Para a OIT, o trabalho decente nada mais é do que o agrupamento de quatro objetivos a serem alcançados, sendo eles o respeito aos direitos no trabalho (liberdade sindical, erradicação do trabalho forçado, abolição do trabalho infantil e eliminação de discriminação relacionada ao emprego ou ocupação); promoção do emprego de qualidade; extensão da proteção social e fortalecimento do diálogo social. Logo, o trabalho decente define uma ocupação produtiva e com adequada remuneração, além de ser exercida em condições de liberdade, igualdade e segurança para que todo trabalhador tenha uma vida digna.

Osasco é reconhecida como a cidade palco de grandes e históricas lutas em prol do trabalhador e a assinatura deste termo é mais um instrumento para a valorização e reconhecimento da nossa classe trabalhadora. A Agenda se torna fundamental para a luta pelo respeito e compromisso com os direitos humanos dos cidadãos e trabalhadores da cidade, além de qualificar o trabalho para que este seja digno para todos.

Hoje, o trabalho realizado pelo Secor está articulado com a noção que temos sobre o trabalho decente, já que reforça a liberdade de organização sindical, emprego seguro e de qualidade, proteção à saúde e segurança do trabalhador, igualdade de oportunidade, proteção e diálogo social.

No comércio, as melhores condições de trabalho contribuem não apenas para a qualidade de vida do trabalhador, mas também para elevar a produtividade da mão de obra empregada. Ou seja, se torna um ciclo, pois o trabalhador que é valorizado trabalha melhor, aumentando o lucro da empresa e fazendo com que a mesma possa lhe proporcionar mais benefícios, por exemplo.

Agora, a implementação da Agenda trará estratégias fundamentais para a promoção do Trabalho Decente em nossa cidade e a valorização do trabalhador.

José Pereira da Silva Neto, presidente do Secor

Fonte: Assessoria de Imprensa