Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021 -

Artigo: Movimento Abril Verde promove conscientização sobre a saúde do trabalhador

Publicado em: 12/04/2016
Assessoria/Secor

Assessoria/Secor

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), o Brasil registra, em média, 700 mil acidentes de trabalho por ano desde 2010. Em 2014, último dado disponibilizado, aconteceram 704,1 mil acidentes, sendo que destes, 2.783 resultaram em mortes e mais de 251 mil resultaram em afastamentos de mais de 15 dias.

Ainda segundo o Ministério, os dados mostram que os homens jovens são mais presentes nas ocorrências, sendo que dos 704,1 mil acidentes e doenças registradas, 68%, ou seja, 478,9 mil, são registrados por homens entre 25 e 29 anos.

Neste contexto, o Movimento Abril Verde, iniciado em 2014, chama a atenção de todos para a adoção de uma cultura de prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho para que esses números diminuam. Como no dia 28 de abril já acontece o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, a ideia é marcar o mês de abril com ações que deem visibilidade à causa.

Os dados do Ministério do Trabalho são alarmantes e demonstram que essa questão precisa ser debatida mais profundamente tanto com trabalhadores, quanto com empregadores e o governo. Todo dia, precisamos exigir que nosso trabalhador conte com mecanismos de proteção, como o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPIs), quando necessário; avaliação periódica do local de trabalho e da saúde do trabalhador; e manutenção do maquinário, por exemplo.

Apoiar o Movimento Abril Verde é acreditar que podemos alcançar condições de trabalho plenamente saudáveis e sem acidentes a todos. Apoie a saúde e a vida do trabalhador.

José Pereira da Silva, presidente do Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região (Secor)

Fonte: Assessoria de Imprensa