Quinta-Feira, 04 de Março de 2021 -

Artigo: Movimento sindical e trabalhadores protestam contra reformas, PEC 241 e em defesa dos direitos já alcançados

Publicado em: 25/10/2016

Assessoria/Secor

Após assumir a presidência e anunciar que fará mudanças em todo o país, Michel Temer, que já não tinha apoio da população, conseguiu levantar um exército de cidadãos e trabalhadores que estão com seus direitos ameaçados pelas propostas de reforma trabalhista e previdenciária, além do corte nos gastos sociais.

Se aprovada, a reforma trabalhista propõe a flexibilização da CLT e traz jornada de trabalho ampliada, além da negociação direta entre patrão e empregado em caso de benefícios e direitos. Já a reforma na previdência pretende fixar a idade mínima para aposentadoria em 65 anos, sem ao menos diferenciar sexo ou setor, o que fará o empregado trabalhar ainda mais.

Aprovada recentemente na Câmara dos Deputados em 1º turno, a PEC 241 tem o objetivo de congelar os gastos sociais do Brasil, como na saúde e educação, por 20 anos e permite que ano a ano seja aplicado o reajuste apenas da inflação do ano anterior. A desculpa do governo Temer é que a PEC irá equilibrar o orçamento do país.  No entanto, na verdade, a PEC trará prejuízos para todos os cidadãos brasileiros e, especialmente, para o trabalhador. Se a PEC estivesse valendo desde 1998, hoje, o salário-mínimo seria de R$ 400, só para citar um exemplo.

A partir desse cenário, diversas mobilizações estão ocorrendo em todo o país, principalmente, organizadas pela Frente Brasil Popular, um grupo de associações, partidos, centrais sindicais e sindicatos, do qual o Secor faz parte, que lutam contra o golpe, pela democracia e pelos trabalhadores. Assim, vemos regularmente ruas de diversas cidades pelo Brasil serem tomadas contra o  retrocesso!

 

José Pereira da Silva Neto, presidente do Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região (Secor)

LEIA TAMBÉM

Parceria Brasil Smiles e Secor tem Semana do Implante Social dentário para comerciários

Entre os dias 8 a 12 de março, a parceria Brasil Smiles e Secor vai oferec [...]
LEIA MAIS

Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

24 de fevereiro é celebrado o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. [...]
LEIA MAIS