Domingo, 17 de Janeiro de 2021 -

Como fazer o cartão do cidadão

Publicado em: 17/09/2014
Divulgação

Divulgação

O cartão do cidadão é um cartão magnético emitido pela Caixa Econômica Federal, que permite consultar informações mais facilmente sobre o seu PIS/PASEP. Com este cartão também é possível sacar os benefícios a que tem direito quando quiser, como por exemplo o seguro desemprego. Todo e qualquertrabalhador brasileiro tem direito a este cartão. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como fazer o cartão do cidadão pela internet.

1) Para ter acesso ao cartão de cidadão precisa de estar cadastrado no PIS/PASEP e no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

2) O cartão do cidadão pode ser solicitado telefonicamente, através do número 0800-726-0207. Esta ligação é completamente gratuita e precisa de ter em mãos o seu número do PIS. Também pode solicitar o seu cartão de cidadão indo a qualquer agência da CAIXA. Os documentos necessários são os seguintes:

– Carteira de Identidade ou

– Carteira de Habilitação (modelo novo), ou

– CTPS, ou

– Certidão Civil;

– Termo de Responsabilidade (este termo só deve ser assinado na presença de algum funcionário da CAIXA).

3) Seja telefonicamente ou presencialmente numa agência da CAIXA, terá de cadastrar a senha do uso do cartão dirigindo-se a uma agência da CAIXA.

4)Após a solicitação do cartão, o trabalhador receberá no endereço indicado o seu cartão no prazo de 15 dias úteis.

5)O cartão de cidadão não tem qualquer taxa de emissão ou de envio.

Fonte: UMCOMO