Sábado, 16 de Janeiro de 2021 -

Contracs participa de Dia de Ação Global contra práticas do Mc Donald’s

Publicado em: 15/04/2015
Contracs

Contracs

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT), juntamente com sindicatos filiados, participa nesta quarta-feira (15) do Dia de Ação Global contra as práticas antissindicais e de desrespeito aos direitos trabalhistas por parte da rede internacional de fast-food, Mc Donald’s.

O ato acontece desde 2002 e iniciou seu movimento em Nova Iorque, onde os trabalhadores/as reivindicam ainda pelo pagamento de US$ 15 pela hora trabalhada. No Brasil, há três anos a Contracs vem participando da movimentação que é organizada a nível mundial pela SEIU, sindicato global do setor de hotelaria.

Amanhã cerca de 40 países farão parte dos protestos. As reivindicações atendem às necessidades específicas de cada região, mas todas estão ligadas ao desrespeito de legislação trabalhista nos países em que atua.

No Brasil, as cidades de São Paulo, Salvador, Brasília e Goiânia farão parte das mobilizações. A campanha #Semdireitonãoélegal está sendo desenvolvidas por diversas entidades sindicais e solicita respeito aos direitos dos trabalhadores/as da rede Mc Donald’s. Entre os problemas enfrentados pelos trabalhadores/as brasileiros está a jornada móvel variada, o pagamento de salários abaixo do mínimo nacional, acúmulo de função sem recebimento, hora extra não remunerada, falta de intervalo para descanso e almoço, holerite fraudado e adolescentes em atividades insalubres.

Em São Paulo, o ato acontecerá na Avenida Paulista a partir das 10h e deve reivindicar direitos e realizar panfletagem em duas unidades da rede Mc Donald’s na região.

Para acessar o material desenvolvido pela Contracs, clique aqui.

Fonte: Contracs/Adriana Franco