Terça-Feira, 19 de Março de 2024 -

Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

Publicado em: 24/02/2021

24 de fevereiro é celebrado o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. Foi nessa data, que em 1932, o Código Eleitoral passou a assegurar esse direito, porém era concedido apenas para mulheres casadas, com autorização dos maridos, e para viúvas com renda própria. Essas regras  deixaram de existir só em 1934, quando passou a ser previsto na Constituição Federal.

O Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil foi instituído em 2015, pela ex-presidenta Dilma Rousseff, com a Lei nº 13.086 e passou a integrar o Calendário Oficial do Governo Federal.

O voto feminino no Brasil é recente e só foi conquistado depois de intensa campanha nacional.  Hoje, as mulheres representam mais da metade da população brasileira apta a votar, mas representam uma minoria nos cargos eletivos.

A luta dos movimentos feministas ainda tem muito a avançar. Os principais espaços do poder ainda são ocupados por homens que, inclusive, são a maioria, diante disso, fica claro que a jornada pela igualdade de direitos ainda está longe do fim.

LEIA TAMBÉM

Coletivo da Secretaria de Políticas Sindicais e Sociais do SECOR Participa de Ações na Americanas em Itapevi

No último dia 16, o Coletivo da Secretaria de Políticas Sindicais e Socia [...]
LEIA MAIS