Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -

Dia da Consciência Negra: luta por autonomia e igualdade continua

Publicado em: 20/11/2017

O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira, 20/11, nos remete a história de luta e resistência dos negros no Brasil, que representam 52% da população do país, segundo o IBGE.

Em pleno ano de 2017, temos o desprazer de presenciar diariamente o preconceito, racismo e desigualdade no dia a dia da população negra, assim como no mercado de trabalho. De acordo com o último estudo divulgado pelo Dieese, em 2015, os negros ocupavam apenas 40% do mercado de trabalho, mesmo sendo maioria da população. No comércio, essa taxa fica ainda menor: 17,2%.

Diante da triste realidade, continuamos na luta. Sabemos que a maior barreira a ser ultrapassada é a do preconceito!

Feriado em alguns municípios!

O dia 20 de novembro é feriado nas cidades de Barueri, Itapevi, Jandira, Carapicuíba e Embu das Artes! Portanto, o comerciário que trabalhar nesse dia, deve ficar atento aos direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria!

O trabalhador deve receber em dobro pelas horas trabalhadas no feriado, sem prejuízo do Descanso Semanal Remunerado (DSR). Ou seja, o comerciário ganha por dois dias trabalhados, além de poder tirar normalmente seu DSR e uma folga a mais no período de 60 dias. Além disso, a empresa deve conceder ao comerciário o valor do vale-transporte de ida e volta e providenciar refeição no local ou indenização em dinheiro.

Comerciário fique de olho em seu holerite!

LEIA TAMBÉM

Secor recebe chefe de gabinete da deputada estadual Márcia Lia do PT, Meire Silva

Na última sexta-feira, dia 12 de abril, o Sindicato dos Empregados no Com [...]
LEIA MAIS