Terça-Feira, 22 de Setembro de 2020 -

Dia da Consciência Negra: luta por autonomia e igualdade continua

Publicado em: 20/11/2017

O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira, 20/11, nos remete a história de luta e resistência dos negros no Brasil, que representam 52% da população do país, segundo o IBGE.

Em pleno ano de 2017, temos o desprazer de presenciar diariamente o preconceito, racismo e desigualdade no dia a dia da população negra, assim como no mercado de trabalho. De acordo com o último estudo divulgado pelo Dieese, em 2015, os negros ocupavam apenas 40% do mercado de trabalho, mesmo sendo maioria da população. No comércio, essa taxa fica ainda menor: 17,2%.

Diante da triste realidade, continuamos na luta. Sabemos que a maior barreira a ser ultrapassada é a do preconceito!

Feriado em alguns municípios!

O dia 20 de novembro é feriado nas cidades de Barueri, Itapevi, Jandira, Carapicuíba e Embu das Artes! Portanto, o comerciário que trabalhar nesse dia, deve ficar atento aos direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria!

O trabalhador deve receber em dobro pelas horas trabalhadas no feriado, sem prejuízo do Descanso Semanal Remunerado (DSR). Ou seja, o comerciário ganha por dois dias trabalhados, além de poder tirar normalmente seu DSR e uma folga a mais no período de 60 dias. Além disso, a empresa deve conceder ao comerciário o valor do vale-transporte de ida e volta e providenciar refeição no local ou indenização em dinheiro.

Comerciário fique de olho em seu holerite!