Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -

Dia Mundial do Consumidor

Publicado em: 17/03/2014
Divulgação

Divulgação

Quem consome produtos e serviços de empresas que não só produzem e atendem com excelência, mas que principalmente respeitam os direitos e estão atentas às necessidades de trabalhadores pode ser considerado um consumidor-cidadão, pois não se preocupa apenas com o que será consumido, mas como foi produzido, sob quais condições o trabalhador responsável estava durante a produção.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) aproveita a data para lembrar aos trabalhadores que estes, além de prestadores de serviço, são consumidores e precisam ser respeitados como tal. O Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor em 1991, é uma lei de ordem pública que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores, para evitar que os consumidores sofram qualquer tipo de prejuízo.

Mas para que todos consigam defender seus interesses, é importante que cada um de nós contribua com o seu comportamento cuidadoso e vigilante. É preciso um consumo consciente, para defender seus direitos e também contribuir para melhorar o nível de vida de todos.

É preciso uma mudança de olhar sobre o comércio eletrônico de forma que os cidadãos não sejam prejudicados e que leve em consideração a situação de seus trabalhadores, que muitas vezes não são considerados comerciários. Além disso, a Contracs espera que os cidadãos brasileiros se tornem consumidores críticos que reconheçam seus direitos.

Para a Contracs, o direito do consumidor – assim como o dos trabalhadores – deve ser sempre respeitado e por isso celebra a data, lembrando a todos e todas que o Código de Defesa do Consumidor é uma ferramenta importante assim como os órgãos de defesa dos direitos dos consumidores.

Fonte: Contracs

LEIA TAMBÉM

Secor recebe chefe de gabinete da deputada estadual Márcia Lia do PT, Meire Silva

Na última sexta-feira, dia 12 de abril, o Sindicato dos Empregados no Com [...]
LEIA MAIS