Domingo, 25 de Outubro de 2020 -

Momento saúde: Síndrome do Pensamento Acelerado

Publicado em: 23/09/2014
Divulgação

Divulgação

Você está estressado? Se irrita com pouca coisa, não consegue relaxar, nem dormir direito?
Cuidado! Você pode estar sofrendo de Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).
É uma doença moderna, que atinge principalmente pessoas que moram em cidades grandes.
Cerca de 25% dos paulistanos sofrem desse mal.

A velocidade do pensamento, que já se tornou comum na correria do dia-a-dia, pode provocar ansiedade e deteriorar a qualidade de vida. Isso pode acabar causando a síndrome.

Os portadores desse problema lutam para conquistar algo, mas quando conseguem, logo perdem o prazer. Amam o desafio, mas não sabem desfrutar o pódio. Detestam a rotina, estão sempre em busca de novos estímulos para ter um pouco de satisfação. Contudo, não têm uma emoção contemplativa e estável, pois ela é continuamente torpedeada pela avalanche de pensamentos que produzem.

Uma edição como a do jornal New York Times contém mais informações do que uma pessoa comum poderia incorporar. Precisaríamos de mil anos para receber o que se produz em um mês no mundo. Muitos escritores, jornalistas, profissionais liberais possuem a Spa. Raramente um executivo não a tem.

Sintomas:
Irritabilidade, insatisfação existencial, dificuldade de concentração, déficit de memória, fadiga excessiva, sono alterado, dificuldade de extrair prazer nos estímulos da rotina diária, sentimento de insuficiência.

Causas:
Excesso de estímulos do mundo moderno. A cada 10 anos, dobra o número de informações no mundo. A grande quantidade de informações, associada a preocupações sociais, busca compulsiva de necessidades que nem sempre são prioritárias e intensa atividade profissional.

O que acontece:
Uma característica básica da síndrome Spa é o cansaço físico exagerado e inexplicável. Por pensar excessivamente, os portadores dessa síndrome roubam energia do córtex cerebral, que é a camada mais evoluída do cérebro. A energia do córtex deveria ser utilizada nos órgãos do corpo, como musculatura. Assim, sentem uma fadiga impressionante.

Como tratar:
Para evitar ou tratar a Spa é preciso um novo estilo de vida. Torna-se necessário treinar a emoção para desacelerar os pensamentos e se tornar uma pessoa estável, feliz e tranqüila.

Fonte: Globo