Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -

Páscoa deve puxar alta das vendas de mercados, diz Abras

Publicado em: 01/04/2013
Divulgação

Divulgação

As vendas do setor supermercadista devem apresentar uma tendência de alta nos próximos meses em função de datas comemorativas como a Páscoa. “A partir deste mês várias datas típicas devem contribuir para acelerar o desempenho das vendas”, disse o economista da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Flávio Tayra.

Em fevereiro, as vendas caíram 1,33% em relação ao mesmo mês do ano passado ante alta de 7,57% na mesma comparação em 2012.

Segundo Tayra, existem dois aspectos que precisam ser destacados com relação ao comportamento dos supermercados no segundo mês deste ano: o efeito calendário em função do menor número de dias (28 contra 31), que sempre impactam as vendas dos supermercados.

No entanto, ele acredita que o principal é que em fevereiro do ano passado houve um “crescimento real extraordinário de 7,57%” devido ao melhor momento da economia e também pelo aumento do salário mínimo de 14%.

“Os supermercados souberam se apropriar dessa elevação da renda dos trabalhadores. Porém, vale lembrar que o começo de 2012 apresentava uma expectativa bastante positiva, que acabou se deteriorando ao longo do ano”, explica.

A Abras projeta alta de 3,5% nas vendas em 2013, “mas está trabalhando para melhorar”, segundo o presidente da entidade, Fernando Yamada.

De acordo com ele, a entidade espera revisar essa meta, porém, ainda prefere manter o conservadorismo enquanto avalia o cenário econômico.

Fonte: Vanessa Stecanella – Estadão Conteúdo

LEIA TAMBÉM

Secor visita CONTRACS-CUT e discute projetos para novo mandato

Na última quinta-feira (11), a Secretaria de Comunicação e Políticas Si [...]
LEIA MAIS