Sábado, 27 de Fevereiro de 2021 -

Quinhentas mil cartilhas para divulgar a norma regulamentadora dos frigoríficos

Publicado em: 13/05/2013
Siderlei de Oliveira, presidente da Contac/CUT

Siderlei de Oliveira, presidente da Contac/CUT

No dia 18 de Abril de 2013 foi assinada a Norma Regulamentadora dos Frigoríficos. Após a assinatura da mesma o Ministro do Trabalho e emprego Manoel Dias, comunicou a Siderlei Silva de Oliveira, coordenador da Bancada dos Trabalhadores na elaboração da NR e presidente da Contac/CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação), que o Ministério do Trabalho elaboraria uma cartilha para ser utilizada dentro de um programa para conscientização dos trabalhadores, com conteúdo para auxiliar na efetiva implantação Norma, bem como em seminários de divulgação e formação.

 As cartilhas serão usadas nos seminários que serão realizados em todo o país e visam esclarecer as mudanças a serem implementadas para a melhoria das condições de saúde e segurança no trabalho dos frigoríficos brasileiros, desde ergonômicas até o estabelecimento de pausas de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados.

Seminário Nacional de Coordenadores

O Programa de formação terá inicio no mês de junho, com o Seminário Nacional de Formação de Coordenadores Estaduais, que será precedido de seminários nos próprios Estados, ministrados pelos coordenadores formados no Seminário Nacional.

Seminários de Base

Os sindicatos terão dois coordenadores por entidade, e que farão seminários juntamente com os trabalhadores. Somente desta forma atingiremos o maior número possível de trabalhadores – os principais envolvidos na Norma Regulamentadora dos Frigoríficos – que serão fundamentais na implantação e fiscalização da norma.

Fonte: CUT