Segunda-Feira, 19 de Outubro de 2020 -

RPG trabalha a musculatura e recupera o equilíbrio corporal

Publicado em: 30/04/2013
Divulgação

Divulgação

De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 80% dos brasileiros sentem dores nas costas. Ricardo Siano, fisioterapeuta e especialista em Reeducação Postural Global (RPG) do Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região (Secor), afirma que o dia a dia está repleto de situações em que as pessoas adotam uma postura corporal inadequada que ocasiona, por exemplo, as dores nas costas.

A forma de andar, segurar o telefone com o ombro e até de sentar são algumas das situações em que as pessoas apresentam hábitos que comprometem a postura. No entanto, controlar o peso, consertar tais hábitos e reforçar a musculatura podem fazer o corpo encontrar um ponto de equilíbrio.

Para Siano, o RPG é um grande aliado para quem deseja melhorar a postura e controlar as dores corporais, já que consiste no ajuste postural para reorganização do corpo humano. “Os músculos podem se encurtar e, consequentemente, perder a flexibilidade, deformando o corpo e dificultando os movimentos. O princípio da Reeducação Corporal é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural. Por isso, o paciente é colocado em posições que irão alongar o músculo e ajudar na retificação da coluna, além de trabalhar com a estabilização da respiração”, afirma o fisioterapeuta.

O Espaço Secor – Beleza, Estética e Saúde trata de comerciários que sofrem, principalmente, com dores lombares, cervicais ou torácicas. No entanto, outras doenças também podem ser tratadas como as neurológicas (hérnia de disco e labirintite), reumatológicas (artrite, artrose, bursite e tendinite), respiratórias (asma e bronquite), somáticas (estresse, distúrbios circulatórios e digestivos) e ocular (estrabismo).

Cada tratamento é único e o interessado deverá realizar uma avaliação. No entanto, geralmente, o paciente passa por um atendimento de uma hora por semana. Os comerciários filiados ao Secor pagam apenas R$ 20 por sessão.

O Espaço Secor – Beleza, Estética e Saúde está localizado na rua Batista de Azevedo, 84, centro de Osasco. Para mais informações ligue 3654-3138.

Fonte: Thaís Peixoto