Sábado, 06 de Março de 2021 -

Saiba mais sobre o Dia Contra a Discriminação Racial e personalidades que fizeram história

Publicado em: 21/03/2014

thumb-2

O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, remete a uma data marcada pela luta por igualdade e respeito ao próximo.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) devido ao Massacre de Sharpeville. Em 1960, em Joanesburgo, África do Sul, mais de 20 mil pessoas manifestavam pacificamente contra a Lei de Passe (a população negra devia usar um cartão de identificação que apontava os locais que podiam frequentar). Os manifestantes foram surpreendidos quando tropas do regime Apartheid (regime separatista que priorizava direitos dos brancos e inferiorizava os negros) abriram fogo contra a multidão. Quase 70 pessoas morreram e mais de 180 foram feridas.

A data homenageia as pessoas que lutavam e ainda lutam por um mundo igual para todos.

Por isso, o Secor destacou algumas personalidades que levantaram suas bandeiras contra o racismo e fizeram história! Confira!

Zumbi dos Palmares: símbolo de resistência e luta contra a escravidão no Brasil. Líder do Quilombo dos Palmares, comunidade formada por fugitivos das fazendas. Lutou pela pratica da cultura africana no Brasil Colonial.

Nelson Mandela: um dos mais importantes políticos atuantes contra o processo de discriminação causado pela Apartheid, na África do Sul. Considerado o mais importante líder da África Negra e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana, Mandela ganhou o Nobel da paz. Ícone internacional na defesa das causas humanitárias.

Martin Luther King Jr.: Maior líder do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo com campanha de não violência e amor ao próximo. Ficou conhecido por sua frase: Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele.

Quintino de Lacerda: primeiro líder político negro de Santos. Atuou em movimentos para a abolição da escravidão no litoral paulista e deu abrigo para escravos fugitivos.

Desmond Mpilo Tutu: recebeu o prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o Apartheid na África do Sul.

Rosa Parks: símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Parks ficou famosa por se recusar a ceder o seu lugar em transporte público para um branco.

Malcolm X: um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

LEIA TAMBÉM

Parceria Brasil Smiles e Secor tem Semana do Implante Social dentário para comerciários

Entre os dias 8 a 12 de março, a parceria Brasil Smiles e Secor vai oferec [...]
LEIA MAIS

Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil

24 de fevereiro é celebrado o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. [...]
LEIA MAIS