Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -

Sindicato dos Comerciários de Osasco completa 40 anos

Publicado em: 24/05/2016

thumb

No próximo domingo, 29 de maio, o Secor completa mais um aniversário, comemorando seus 40 anos de história e trabalho pelos comerciários de sua base.

“São quatro décadas atendendo da melhor forma possível os trabalhadores, buscando valorização e crescimento da categoria, fiscalizando lojas para garantir que os direitos trabalhistas sejam cumpridos e lutando, em todas as Campanhas Salariais, para que os comerciários tenham ganhos reais anualmente”, afirmou o presidente José Pereira da Silva Neto.

O Secor, na década de 1970, ainda atendia como Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Osasco (APECO), em uma pequena sala na Rua João Batista. Mas em 1976, com muito esforço dos comerciários da região, o Secor foi fundado e teve como primeiro presidente Inácio Santamária Garcia. “Nesta época, devido ao regime militar, contávamos com pouco recurso financeiro, mas nossa proposta era o fechamento do comércio aos sábados após às 13h e a construção de um centro esportivo na região. Na década de 80, lutávamos pelo fechamento do comércio aos domingos e pela fiscalização do excesso de horas trabalhadas pelos comerciários”, comentou Neto.

O presidente que havia assumido o Sindicato, João Ubijara Neves Martins, Bira, possibilitou a abertura de mais espaço na Diretoria, permitindo a entrada de novos companheiros que atuavam em organizações locais de trabalho, como Paulo Cunha, Gildeson Cardoso de Santana e do atual presidente Neto, que assumiu o cargo em 1991.

“Sempre na luta por melhorias para os comerciários, expandimos nossa representatividade ao nos filiarmos a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e participamos de atividades nacionais e internacionais através da Confederação Nacional de Trabalhadores no Comércio e Serviços (CONTRACS). E, hoje, através de muito trabalho e dedicação, formamos uma marca Secor respeitada nesses espaços”, disse o presidente.

Além das lutas diárias pelos trabalhadores e a favor da democracia, o Sindicato também realiza diversas atividades para os comerciários, como o Torneio de Futebol Society, Torneio de Vôlei, Projeto Integração, festa do Dia do Comerciário, além de oferecer uma série de benefícios e parcerias aos associados e familiares nas áreas da educação, saúde, lazer, entre outros.

“Nós fazemos o Sindicato para o trabalhador, por isso, estamos atentos às suas necessidades. Comemoramos esses 40 anos com orgulho de onde chegamos e com combustível para continuar lutando cada vez mais por nossa categoria”, finalizou Neto.

Fonte: Assessoria de Imprensa

LEIA TAMBÉM

Secor visita CONTRACS-CUT e discute projetos para novo mandato

Na última quinta-feira (11), a Secretaria de Comunicação e Políticas Si [...]
LEIA MAIS