Domingo, 20 de Setembro de 2020 -

TV Secor discute segurança pública com o comandante da Guarda Civil Municipal de Osasco, Gilson Menezes

Publicado em: 21/05/2012
Divulgação

Divulgação

Nesta segunda-feira, 21/05, o programa TV Secor contou com a participação do Comandante da Guarda Civil Municipal de Osasco, Gilson Menezes, para abordar questões de segurança pública.

Questionado sobre o que é a Guarda Civil, Menezes apontou o órgão como responsável pela segurança municipal. Segundo o comandante, A G.C.M. deixou de existir clandestinamente em 1988, momento em que passou a integrar espaço no artigo 144 da atual Constituição Brasileira, capítulo que diz respeito a segurança pública. Ainda de acordo com o comandante, dos 5.565 municípios do Brasil, cerca de 800 já possuem guardas municipais ao lado de policiais estaduais para garantir a segurança da população.

Gilson Menezes ressaltou o atual combate a pirataria da cidade de Osasco junto a Receita e a Polícia Federal. Para maior êxito neste combate, será realizado treinamento aprofundado com os efetivos da Guarda para que estes saibam reconhecer mercadoria pirateada, como CD’s, DVD’s, tênis, camisetas, relógios e celulares.

Outro assunto pautado no programa foi o processo de formação de homens e mulheres que desejam integrar a Guarda Civil. De acordo com Menezes, os interessados devem ter o Ensino Médio e  concorrer as vagas através de concurso público. Se aprovados, realizam a provas objetivas, físicas e psicotécnicas. A Guarda Civil já formou efetivos de outras cidades, como Botucatu, Piedade, Ferraz Vasconcelos, Suzano, Embu das Artes e Carapicuíba.

O programa abordou outros assuntos como a presença da Guarda Municipal de Osasco no centro da cidade para a diminuição de assaltos e furtos; o uso de armas letais e menos letais por guardas e, por fim, a situação da Cracolância, conscientização e prevenção contra as drogas para jovens.

Fique atento: o próximo convidado para o Programa TV Secor é o Médico do trabalho no Secor- Dr. Willian Kennedy Wilson. Nosso programa vai ao ar todas às segundas-feiras às 9h15 e está aberto para a participação ao vivo de internautas. Para enviar perguntas acesse o site do programa emwww.osasco.com.br

Postado por Assessoria de Imprensa/Thaís Peixoto