Quarta-Feira, 25 de Novembro de 2020 -

Uso prolongado de pílula anticoncepcional pode elevar risco de glaucoma

Publicado em: 25/11/2013

Mulheres que usam pílula anticoncepcional por três anos ou mais têm o dobro de risco de desenvolver um glaucoma mais tarde na vida, de acordo com uma nova pesquisa conduzida por cientistas da University of California (EUA), da Duke University School of Medicine (EUA) e daThird Affiliated Hospital of Nanchang University (China). O glaucoma é uma doença que danifica o nervo óptico do olho e é a principal causa de cegueira irreversível no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Esse é o primeiro projeto a sugerir um aumento do risco de glaucoma em mulheres que usaram contraceptivos orais por três ou mais anos, e a descoberta foi apresentada dia 18 de Novembro na 117ª Reuniço Anual da Academia Americana de Oftalmologia, em Nova Orleans.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 3.400 mulheres com 40 anos ou mais de várias regiões dos Estados Unidos. Elas responderam a questionários sobre a sua saúde reprodutiva e fizeram exames oftalmológicos. Analisando os dados, os autores concluíram que as mulheres que tomam pílula anticoncepcional por mais de três anos sço duas vezes mais propensas a sofrer de glaucoma.

Estudos anteriores mostram que baixos níveis de estrogênio após a menopausa contribuem para o desenvolvimento do glaucoma nas mulheres. Os cientistas não sabem exatamente por que isso acontece. Mas os anos de uso de pílulas anticoncepcionais, que também podem reduzir os níveis de estrogênio, provavelmente aumentam as chances da doença pelo mesmo mecanismo.

Os cientistas firmam que o próximo passo é examinar os olhos dessas mulheres com cuidado e investigar exatamente o que está acontecendo com a visço de uma mulher quando ela está tomando pílulas anticoncepcionais.