Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021 -

Vacinação contra a gripe começou sábado com doses gratuitas nos postos de saúde

Publicado em: 07/05/2012
Divulgação

Divulgação

Começou sábado, 05/05, em todo o Estado, a campanha de vacinação contra a gripe, que tem como foco idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, indígenas e profissionais de saúde.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a meta é imunizar 5,3 milhões de pessoas desses segmentos, das quais 351,3 mil das cidades da região Oeste. Esses números correspondem a 80% do total de moradores que integram o público alvo.

A campanha segue até 25 de maio e as doses estão disponíveis, gratuitamente, nos postos de saúde da rede pública.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha inclui vacinas contra outros 2 tipos do vírus influenza – A (H3N2) e B.

“Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção. A imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da secretaria.

Fonte: webdiario