Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -

Ato em favor dos trabalhadores do McDonald’s de Osasco é realizado em Osasco

Publicado em: 13/04/2022

Na manhã de segunda-feira, 11, o sindicalista Luciano Leite, representou o SECOR, em um ato em defesa dos direitos dos trabalhadores do McDonald’s. O ato foi realizado em dois locais, a primeira manifestação aconteceu em Osasco, na rua Antônio Agu, centro da cidade. Em seguida, a comitiva se deslocou para a unidade da avenida Jaguaré, número 100, no bairro do Jaguaré, zona oeste da capital paulista, para um segundo movimento. A iniciativa faz parte da campanha “Sem Direitos Não É Legal”, que visa conscientizar os funcionários do McDonald’s contra abusos cometidos pela empresa, como assédio sexual e moral, racismo e LGBTQIA+fobia, encabeçados pela União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Durante os protestos, foram distribuídos kits com álcool em gel, máscaras e exemplares das cartilhas do movimento Sem Direitos Não É Legal, com informações para os trabalhadores se protegerem dos abusos.
Segundo a UGT, os casos de assédio sexual, assédio moral e racismo contra trabalhadores no McDonald’s do Brasil têm despertado a atenção da Justiça nos últimos anos. No final de junho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) determinou a abertura de inquérito civil para apurar denúncias contra a empresa no Brasil.

Sobre a campanha Sem Direitos Não É Legal

A campanha “Sem Direitos Não É Legal” faz parte de uma iniciativa global pelos direitos dos trabalhadores do McDonald’s, que se concentra nas violações às leis brasileiras, práticas anticoncorrenciais de “social dumping” e desrespeito contínuo aos direitos trabalhistas básicos. A campanha luta por mais segurança no trabalho, no caso específico, as redes de fast-food; fim do acúmulo de funções, pagamento de insalubridade e combate ao assédio sexual e moral, ao racismo e à LGBTQIA+fobia. A iniciativa conta com o apoio das centrais sindicais UGT, CUT e apoio e conexão global com a União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (UITA) e com o sindicato norte-americano SEIU (Service Employees International Union).

LEIA TAMBÉM

Secor visita CONTRACS-CUT e discute projetos para novo mandato

Na última quinta-feira (11), a Secretaria de Comunicação e Políticas Si [...]
LEIA MAIS