Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -

Com Temer, confiança do consumidor despenca, mostra pesquisa da CNI

Publicado em: 05/04/2018

Com o desemprego atingindo números recordes e vagas de emprego precário, sem direitos, crescendo mais do que carteira assinada, a confiança do consumidor na economia brasileira cai pelo segundo mês consecutivo e se mantém abaixo da média histórica, de 108 pontos. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) atingiu 101,9 pontos em março, mostra pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quarta-feira (4).

Os dados indicam que os brasileiros estão preocupados com a economia, não acreditam na queda da inflação nem no aumento do emprego e da renda nos próximos seis meses.

O índice de expectativa de inflação caiu 2,7%, o de desemprego recuou 2,6% e o de renda pessoal diminuiu 2,9% em março na comparação com fevereiro. A queda do índice reflete o aumento do número de pessoas que espera que a inflação suba, o desemprego aumente e a renda pessoal caia. Esses três indicadores compõem o Inec.

Apesar da diminuição do otimismo com a economia em geral, as expectativas em relação às finanças pessoais melhoraram levemente em março. O indicador de expectativas de compra de maior valor (pessoas que pretendem comprar produtos caros) aumentou 1,4% e o de situação financeira (pessoas que acreditam que as finanças melhoraram) cresceu 0,6% em relação a fevereiro. O indicador de endividamento, no entanto, caiu 0,4% em março, indicando pequena alta das dívidas dos consumidores.

Realizado em parceria com o Ibope, o levantamento da CNI ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios entre 22 e 25 de março.

Fonte: CUT

LEIA TAMBÉM

Dia Mundial da Água: Promovendo a Consciência sobre a Importância dos Recursos Hídricos

No dia 22 de março de cada ano, o mundo volta seu olhar para um recurso vi [...]
LEIA MAIS