Greve em São Paulo: Secor e Entidades se Unem Contra Privatizações e Cortes na Educação
No dia 28 de novembro, terça-feira, o estado de São Paulo testemunhou uma [...]
LEIA MAIS
Na noite de sábado (21), durante o 14° Congresso Nacional da CUT (CONCUT), foi eleita a nova diretoria executiva da entidade que atuará nos próximos quatro anos, (2023 a 2027).
Na presidência foi reeleito o metalúrgico do ABC Sergio Nobre. A vice-presidência ficará com a bancária Juvandia Moreira, também presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A Secretaria-Geral estará sob o comando do representante do ramo químico, Renato Zulato.
Foram criadas quatro novas secretarias: Economia Solidária; LGBTQIA+, Transporte e Logística e Aposentados, Pensionistas e Idosos.
No encerramento, neste domingo (22), Sergio Nobre, reeleito presidente, voltou a agradecer os cerca de dois mil delegados e delegadas que compareceram ao 14º CONCUT, realizado de quinta a domingo, no Expo Center Norte, em São Paulo.
“Quero desejar um bom retorno a todas as delegações e, com certeza, a gente vai se encontrar esse ano que vem nas muitas lutas que nós vamos fazer nas ruas e vamos para Brasília fazer a grande marcha que a gente aprovou aqui. Um grande abraço, companheiros e companheiras. Venceremos!”.
O Ramo comercio e Serviço com a 7º delegação em tamanho do Congresso conseguiu emplacar 3 posições sendo elas:
Secretário de Assuntos Jurídicos
Direção Executiva
VITÓRIA COMANDADA PELO RAMO COMERCIO E SERVIÇO COM A CUT SP E + 12 ESTADOS DA FEDERAÇÃO – DESTACAMOS
Outra vitória do RAMO foi a criação da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Trabalhadoras e Trabalhadores LGBTQIA+ da CUT.
Foi dado mais um importante passo para o respeito e dignidade de ser, estar e ter prazer/orgulho pela existência no mundo do trabalho e fora dele.
O companheiro Walmir, se disponibilizou para a tarefa de dar o ponta pé inicial rumo a construção deste fundamental instrumento de luta de organização das LGBTQIA+ na CUT, mesmo se iniciando sem qualquer estrutura administrativa e financeira.
Importante é registrar os votos contrários da “CUT Independente e de Luta’ e da “Articulação de Esquerda”, nos remete a ART SIND refletir o quanto ainda temos a caminhar na luta por ambiente seguro mesmo na estrutura sindical. A nova secretaria de forma coletiva dará conta do recado.
Continuar a organizar os Sindicatos, Estado e Brasil passa e a tarefa principal a partir desta grande Vitória.
INTERCÂMBIO
No processo de formação para o próximo mandato os delegados e delegadas tiveram a oportunidade de conversar e trocar experiências com outros dirigentes, destacamos a companheira Paloma Santos – Coordenadora da Região Sudeste da Contracs, Juvandia Moreira, presidenta da CONTRAF-CUT e Vice presidenta eleita da CUT Nacional.
Paloma Santos
Juvandia Moreira – Vice Presidenta eleita da CUT Nacional e Presidenta da CONTRAF-CUT
Delegação da FETRACE-CE
Entrevista Secretária de Mulheres da CONTRACS-CUT – Marlene Lima na CUT
Delegação Completa do SECOR-CUT no 14º CONCUT
[...]
LEIA MAIS