Confira o novo Guia do Sócio SECOR
O Secor disponibiliza aos associados o Guia do Sócio totalmente atualizado [...]
LEIA MAIS
No último sábado, dia 27 de janeiro, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) encerrou as celebrações de seus 40 anos de lutas em Guararema-SP, com a participação expressiva de diversos sindicatos e entidades, incluindo representantes do SECOR-CUT, CUT-SP e Contracs-CUT.
Destacando o apoio e a solidariedade do sindicato dos empregados no comércio de Osasco e Região à luta por justiça social e pela reforma agrária no Brasil, dirigentes do SECOR-CUT marcaram presença no evento. Patricia Nascimento, Suzana de Jesus e Irene Bernadete, representando o SECOR, estiveram entre os participantes, ao lado de Edson Bertoldo da CUT SP e Marlene Lima da Contracs/CUT.
O MST, que nasceu da resistência e da busca por justiça social no campo, comemorou quatro décadas de existência reafirmando seu compromisso com a reforma agrária, a preservação ambiental e a promoção da educação no meio rural.
Rosmeri Witcel, da direção nacional do MST, ressaltou a importância desses 40 anos de luta, destacando que “celebrar nos traz ainda mais o desafio de continuarmos preservando a natureza, a terra e a diversidade como sinal da vida”.
Atualmente, o MST está presente em 24 estados brasileiros, com 400 mil famílias assentadas e cerca de 70 mil famílias acampadas. Além disso, o movimento organiza mais de 1.900 associações, 185 cooperativas e 120 agroindústrias, contribuindo para a produção, beneficiamento e comercialização da Reforma Agrária Popular.
No contexto da pandemia de Covid-19, o MST intensificou suas ações de solidariedade, doando alimentos e marmitas em todo o país. Além disso, o movimento também tem atuado de forma internacionalista, enviando toneladas de alimentos para vítimas de crises humanitárias, como na Faixa de Gaza.
O Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, lançado em 2020, é outra iniciativa importante do MST em resposta à crise ambiental global. Com o objetivo de plantar 100 milhões de árvores em dez anos, o movimento já realizou o plantio de 25 milhões delas, contribuindo para a recuperação ambiental de 15 mil hectares de terra nos seis biomas brasileiros.
Destaca-se também o papel fundamental da educação no MST, que já alfabetizou mais de 100 mil jovens e adultos no campo, construiu mais de 2 mil escolas públicas em acampamentos e assentamentos, e garantiu o acesso à educação para mais de 200 mil pessoas. Além disso, o movimento oferece cursos técnicos e superiores, bem como programas de graduação em parceria com universidades públicas por todo o país.
Com informações da Página do MST
As inscrições para o sorteio de reservas no Centro Campestre e Colônia d [...]
LEIA MAIS