Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 -

Viva a mulher negra latino-americana e caribenha

Publicado em: 06/08/2012

caribenha

Desde 1992 o 25 de julho é comemorado em todas as nações do Continente como “Dia Internacional da Mulher Negra na América Latina e Caribe”.

A instituição desta data  pela ONU representa um marco institucional de luta e de resistência da mulher negra.

Embora no dia 8 de março seja comemorado o Dia Internacional das Mulheres como forma de homenagear todas as mulheres pelas conquistas alcançadas pela organização e mobilização que  desenvolvem na luta por respeito, dignidade e direitos iguais.

Alguns podem se perguntar se existem justificativas para o dia 25 de julho, considerando a existência do 8 de março, mas na nossa compreensão razões não faltam. Podemos apresentar alguns elementos que certamente irão fazer com que se reflita sobre a importância da instituição deste dia:

1. A Mulher negra é vitima de uma dupla discriminação :

De gênero e de raça em todos os países da América Latina, tanto na cidades como no campo. Portanto, a trabalhadora rural negra é vitima de mais uma discriminação;

2. As Mulheres Negras chegam e receber mensalmente cerca de 66% menos nos salários quando comparados com os homens não negros principalmente no Brasil, na Colômbia e na Venezuela.

3. A grande maioria das mulheres, 93%, encontram-se no trabalho domestico, o que representa 8 milhões de pessoas; destas 80% não possuem a formalização do vinculo empregatício.

4. Estes problemas enfrentados pelas mulheres negras brasileiras fazem parte , com poucas diferenças de fundo cultural e históricos ,da vida de suas irmãs nos demais países da América latina e do caribe.

Essas poucas considerações, demonstram a necessidade de se ter  um dia em que possamos refletir e debater as questões referentes às mulheres negras e pensar como podemos nos articular para construirmos ações e políticas voltadas para combater a discriminação que as mulheres são vítimas, já que  mulheres negras ainda são mais massacradas, excluídas e discriminadas que as outras mulheres.

A CUT, que neste ano aprovou a paridade de gênero na composição de sua direção nacional, se solidariza com luta das mulheres de nosso continente  prestando sua homenagem ao publicar esta nota , não deixando passar uma data tão significativa.

Fonte: Maria Júlia Reis Nogueira, Secretária Nacional de Combate ao Racismo da CUT

LEIA TAMBÉM

Secor recebe chefe de gabinete da deputada estadual Márcia Lia do PT, Meire Silva

Na última sexta-feira, dia 12 de abril, o Sindicato dos Empregados no Com [...]
LEIA MAIS