Domingo, 05 de Fevereiro de 2023 -

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA É CELEBRADO EM EVENTO NO SECOR

Publicado em: 29/11/2022

Em Comemoração ao MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA, o SECOR em parceria com o CISSOR ( Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social), a UNEGRO e o UNIDOS PELA PERIFERIA, realizaram no último dia 19 de Novembro no CLUBE SECOR, um dia especial com várias atividades, entre elas tivemos uma palestra com a Socióloga ZÉLIA LUCAS PATRÍCIO, que falou sobre O RACISMO ESTRUTURAL, Racismo Estrutural é essa naturalização de ações, hábitos, situações, falas e pensamentos que já fazem parte da vida cotidiana do povo brasileiro, e que promovem, direta ou indiretamente, a segregação ou o preconceito racial. Um processo que atinge tão duramente — e diariamente — a população negra. “ Precisamos combater estas situações com informação e formação, para que tenhamos sociedade antirracista” disse Zélia.

O Dr. Alfeu representante da UNEGRO- OSASCO e JUNTOS PELA PERIFERIA, falou sobre EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo usado no setor empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos. Empreender é também saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.

Segundo informou o Dr. Alfeu, “nossa sociedade já existem VÁRIAS PESSOAS E ENTIDADES NEGRAS JÁ DESENVOLVERAM O EMPREENDEDORISMO COM PRODUÇÃO E COMÉRCIO DE PRODUTOS AFRO, que é um dos grandes mercados na atualidade, e que 51% da população brasileira se declaram como negro, pretos ou pardos”. Já o Sr. GÓIS REPRESENTANTE do CISSOR falou sobre a importância de unirmos as lutas entre o movimento SINDICAIS e SOCIAIS da região, para discutir e ELABORAR UMA PAUTA ÚNICA DE COMBATE AO RACISMO NO LOCAL DE TRABALHO E NA SOCIEDADE. O representante do SECOR LUCIANO LEITE (SECRETÁRIO GERAL E VICE PRESIDENTE). Falou sobre a importância de COMBATER O RACISMO com mais firmeza, inclusive na CATEGORIA COMERCIÁRIA.
Em nossa base das 07 cidades É FERIADO MUNICIPAL DIA DA CONCIENCIA NEGRA EM: OSASCO, CARAPICUÍBA, BARUERI, JANDIRA, ITAPEVI E EMBU DAS ARTES. A ´´única cidade na base do SECORE que não é feriado é em Taboão da Serra. E fazer uma luta unificada com os movimentos sociais e SINDICAIS, pelo feriado nacional no dia 20 de novembro, mas não para ser mais um feriado e sim para fazermos uma REFLEXÃO sobre a contribuição dos negros para o desenvolvimento do pais em várias áreas o que é de suma importância.

A PALESTRA foi conduzida pela Diretora do SECOR ANA RAPINI. Ainda durante o decorrer da palestra FOI FEITA UMA HOMENAGEM AO MESTRE BARBOLETA, O INDIO (que nos deixou recentemente), foi entregue uma PLACA EM HOMENAGEM AO MESTRE BARBOLETA para a PARA A ESPOSA Sra. Mirtes (conhecida como Preta) E AO FILHO PRESENTE que também esteve presente. ESSE GUERRERO MESTRE BORBOLETA ESTARÁ SEMPRE PRESENTE EM NOSSOS CORAÇÕES.

LEIA TAMBÉM

Nota de repúdio aos atos golpistas do dia 8 de janeiro

[...]
LEIA MAIS