NOTA DE PESAR – SECOR se solidariza com as vítimas do trágico acidente envolvendo estudantes da UFPA
O SECOR manifesta seu mais profundo pesar pela tragédia que vitimou cinco [...]
LEIA MAIS
Nesta sexta-feira (23), a capital federal sediou o Encontro Nacional das Mulheres Trabalhadoras da CUT, reunindo lideranças sindicais femininas de todo o Brasil em um momento estratégico de articulação e resistência.
Representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs/CUT) e também o SECOR – Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região, a dirigente Marlene Lima, secretária de Mulheres da Contracs, participou ativamente das discussões que mobilizam mulheres trabalhadoras em torno da luta por igualdade de direitos e melhores condições de trabalho.
O encontro ocorre em um contexto marcado por retrocessos e desafios, onde as mulheres enfrentam, além da sobrecarga de trabalho, o avanço do conservadorismo, da misoginia, do racismo e da violência de gênero. Diante disso, a programação foi cuidadosamente estruturada para promover formação política, debate qualificado e fortalecimento da atuação sindical feminina.
Um dos pontos altos da sexta-feira foi o painel sobre as conquistas e desafios das mulheres no mundo do trabalho, que contou com a participação de Rosilene Corrêa, secretária de Finanças da CNTE; Shakti Borela, auditora-fiscal do trabalho; e Isabel Freitas, consultora da CFEMEA. O debate abordou temas fundamentais como a resistência às reformas, a invisibilidade do trabalho de cuidado e a urgência da equidade de gênero nas relações laborais.
O segundo dia do encontro, neste sábado (24), será dedicado a uma análise crítica do atual Congresso Nacional, cuja composição majoritária de homens brancos e ricos contrasta com a diversidade do povo brasileiro. Com a presença da deputada federal Érika Kokay (PT-DF) e da especialista do DIAP Eneida Vinhas, o debate será mediado por Cristiana Paiva, secretária de Juventude da CUT, e terá como foco o enfrentamento às pautas conservadoras que ameaçam direitos sociais, trabalhistas e das mulheres.
Para Marlene Lima, o evento representa mais do que um momento de encontro: é um espaço de resistência e construção coletiva.
“A nossa participação aqui reafirma que, diante de tanto retrocesso, só a organização coletiva pode garantir avanço. As mulheres trabalhadoras precisam estar unidas, mobilizadas e ocupando espaços de decisão no movimento sindical e na sociedade. Defender os direitos das mulheres é defender os direitos de toda a classe trabalhadora. E a CONTRACS, junto com o SECOR, segue firme, fortalecendo essa luta, ombro a ombro com as companheiras de todo o país”, afirmou.
O SECOR reforça sua atuação em defesa das mulheres comerciárias e de todas as trabalhadoras da região, destacando a importância de ocupar espaços de poder e garantir que a voz das mulheres seja ouvida em todos os níveis de decisão, tanto no movimento sindical quanto nas esferas públicas.
Mulheres na luta, sempre! Por igualdade, justiça social e valorização da classe trabalhadora!
A data celebra mais do que uma trajetória de lutas e conquistas: marca a c [...]
LEIA MAIS