Estácio - Graduação e Pós-graduação
[...]
LEIA MAIS
Em mais uma ação voltada à promoção da inclusão social e do trabalho decente, o SECOR (Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região) e a CUT/SP (Central Única dos Trabalhadores de São Paulo) participaram, nesta quarta-feira (21), de uma reunião de planejamento convocada pela Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Osasco, a pedido da Gerente Regional, Sra. Deise Canhisares.
A reunião, realizada das 9h às 11h nas dependências da Gerência Regional, situada na Praça das Monções, nº 101 – 1º andar, no bairro Piratininga, teve como foco central a organização de um grande encontro regional para conscientizar empresas, trabalhadores e a sociedade sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, bem como o cumprimento da Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91).
O SECOR e a CUT/SP, reconhecidos por sua atuação em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, destacaram durante o encontro a importância de unir forças com instituições comprometidas com a causa da inclusão. O objetivo é construir, de forma coletiva, um evento efetivo, transformador e que vá além do discurso, promovendo práticas concretas nas relações de trabalho.
Participação sindical: um pilar essencial
A presença do movimento sindical e das centrais sindicais foi considerada essencial para o sucesso da iniciativa. Representando milhares de trabalhadores e trabalhadoras, as entidades têm papel estratégico na articulação com empresas, no diálogo com o poder público e na conscientização da base sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência como direito fundamental.
“A inclusão começa com o reconhecimento da capacidade de cada ser humano. Precisamos garantir que as empresas cumpram a Lei de Cotas, mas também que ofereçam condições reais de trabalho digno e acessível. Este encontro será um passo importante nessa caminhada”, destacou “Edson Bertoldo”, secretário de Políticas Sociais da CUT.
Próximos passos
O evento de conscientização, ainda em fase de construção, deve contar com a participação de empresas locais, entidades de classe, organizações da sociedade civil, além de especialistas em inclusão e direitos das pessoas com deficiência. A proposta é criar um espaço de diálogo, aprendizado e compromisso com políticas de inclusão mais eficazes.
Mais um passo importante em prol da saúde dos trabalhadores!
[...]
LEIA MAIS