Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025 -

SECOR participa da construção da Marcha das Mulheres Negras 2025: mobilização por justiça racial e protagonismo feminino

Publicado em: 27/05/2025

Na última sexta-feira (23), a Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-SP promoveu um importante encontro de planejamento e construção coletiva da Marcha das Mulheres Negras 2025, reunindo lideranças sindicais e representantes de movimentos sociais em São Paulo. O SECOR – Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região marcou presença com os dirigentes do Coletivo Racial Irene Bernadette, Flavio Miranda e a secretária de Mulheres, Gênero e Raça, Lubia Conceição, reafirmando o compromisso do sindicato com a luta antirracista e a valorização das mulheres negras.

A reunião contou com participações de destaque, como Anatalina Lourenço da Silva, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Juliana Gonçalves, da coordenação estadual da Marcha; e Cátia Laurindo (Nega Show), secretária de Promoção da Igualdade Racial e Gênero da NCST (Nova Central Sindical dos Trabalhadores). A secretária da pasta na CUT-SP, Rosana Silva, conduziu os debates.

Durante o encontro, a dirigente Irene Bernadette destacou a importância da Marcha das Mulheres Negras, que acontecerá no dia 25 de novembro de 2025, em Brasília. Segundo ela, esse grande ato nacional será fundamental para pressionar o poder público e chamar atenção da sociedade para as pautas urgentes que envolvem a vida das mulheres negras, como o racismo estrutural, a desigualdade social e a violência de gênero.

“A Marcha é o momento de mostrar para o Congresso e para o Brasil que as mulheres negras estão na linha de frente da resistência e querem políticas públicas efetivas, reparação histórica e respeito à sua dignidade”, afirmou Irene.

Flavio Miranda reforçou a importância da atuação local nos conselhos municipais de igualdade racial, ressaltando que dirigentes do Coletivo Racial do SECOR já se inscreveram para disputar as eleições do Conselho em Osasco, garantindo uma presença ativa e representativa no debate político da cidade.

Já Lubia Conceição, secretária que coordena o coletivo racial no sindicato, destacou a relevância de integrar as pautas de raça e gênero nas ações sindicais, fortalecendo a base e promovendo um sindicalismo inclusivo e transformador.

A Marcha das Mulheres Negras 2025 promete ser um dos maiores atos políticos do país em defesa da vida, da dignidade e dos direitos das mulheres negras. O SECOR seguirá mobilizado e atuante, ao lado das companheiras de luta, construindo pontes e quebrando barreiras.

Por reparação, justiça e respeito: Mulheres Negras em marcha!

LEIA TAMBÉM

SECOR celebra os 35 anos da CONTRACS e destaca protagonismo de seus dirigentes na construção da entidade

A data celebra mais do que uma trajetória de lutas e conquistas: marca a c [...]
LEIA MAIS