Terça-Feira, 11 de Novembro de 2025 -

SECOR participa da V Conferência de Promoção da Igualdade Racial em Osasco e reforça compromisso com justiça e reparação

Publicado em: 15/07/2025

O SECOR marcou presença na V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Osasco, realizada com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. O evento, que reuniu cerca de 450 participantes de diversas frentes — governo, sociedade civil e movimentos sociais —, teve como foco central a construção coletiva de políticas públicas para a equidade racial e o fortalecimento da participação de populações historicamente excluídas.

Representando o sindicato, as lideranças Irene Bernadete e Flavio Miranda participaram dos debates que abordaram desde políticas de saúde e educação até justiça climática, segurança pública, cultura e enfrentamento ao racismo institucional.

“Discutir reparação e justiça racial em múltiplas frentes é urgente, especialmente para os trabalhadores e trabalhadoras do comércio. Essa pauta está no cotidiano da nossa categoria”, destacou Irene Bernadete, dirigente do SECOR.

Representatividade, justiça e ação sindical

A Conferência foi também espaço para defender o fortalecimento de estruturas como o SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial), reforçando a importância dos sindicatos como agentes ativos na formulação de políticas públicas inclusivas e transformadoras.

“É preciso falar de justiça racial como parte da agenda dos trabalhadores. A população negra quer acesso à saúde de qualidade, educação antirracista e cultura viva nos territórios. Estamos aqui para construir essas pontes”, afirmou Flavio Miranda, dirigente sindical do SECOR.

Compromisso contínuo com a equidade

O SECOR tem atuado em diversas frentes de combate ao racismo e à desigualdade, incluindo:

  • Comunicação antirracista;
  • Defesa dos direitos dos povos tradicionais e comunidades quilombolas;
  • Políticas para envelhecimento digno, LGBTQIAP+, mulheres negras e pessoas com deficiência;
  • Enfrentamento ao racismo religioso e ambiental;
  • Incidência por reparações históricas e justiça tributária.

Por que essa participação é essencial?

Além de fomentar a formulação de políticas voltadas à equidade racial no município de Osasco, a Conferência promove a articulação entre instâncias locais, estaduais e federais. É também uma ferramenta de avaliação e proposição de ações concretas que promovam reparação histórica e igualdade de oportunidades.

O SECOR acredita que lutar por justiça racial é também lutar por um mundo do trabalho mais digno, igualitário e humano. Participar da conferência é mais um passo nesse compromisso que não se encerra nas palavras, mas se concretiza na ação.

LEIA TAMBÉM

SECOR convida comerciários e famílias para grande festividade do Dia do Comerciário

Participe, traga sua família e venha celebrar conosco o Dia do Comerciári [...]
LEIA MAIS