Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025 -

SECOR participa do 1º de Maio Unificado e celebra decretos de Lula em prol dos trabalhadores

Publicado em: 03/05/2024

O SECOR, juntamente com a CONTRACS, CUT e demais centrais sindicais, uniram-se na última quarta-feira para celebrar o 1º de Maio. O evento, realizado no estacionamento da Neo Química Arena, em Itaquera, trouxe atrações musicais e atos políticos para o público.

“A CUT SP está aqui com sua tenda dando apoio aos trabalhadores com a sua infraestrutura distribuindo bonés para se proteger do sol, muita água e nossas bandeiras que marcaram a nossa luta. O Presidente LULA assinou dois decretos isentando de imposto de renda uma faixa grande dos trabalhadores”, destacou Edson Bertoldo, Secretário de Políticas Sociais da CUT SP.

“Os comerciários reconhecem no presidente Lula a importância das assinaturas da sanção da lei que corrige a tabela do imposto de renda, isentando de contribuição quem ganha até dois salários mínimos. Além de lutar em pró dos trabalhadores domésticos, uma luta que a nossa confederação dos trabalhadores no comércio e serviço CONTRACS/CUT vem lutando. Milhões de trabalhadores serão impactados positivamente pela lei”, afirmou o presidente do SECOR, Luciano Leite.

Durante o evento, o presidente Lula assinou dois decretos em prol da classe trabalhadora: um atualizando a tabela progressiva do imposto de renda para isentar quem ganha até R$ 2.864,00 mensais, e outro convencionando regras para trabalhadores e trabalhadoras domésticos.

“Uma satisfação encontrar o companheiro Claudinho Silva que vem travando uma luta na área de segurança onde estamos presenciando a escalada da violência das polícias no Estado de São Paulo”, comentou Patrícia Nascimento, Secretária de Políticas Sindicais e Sociais do SECOR/CUT.

A valorização do servidor público foi uma reivindicação presente durante o 1º de Maio. A situação na capital paulista é preocupante: o prefeito Ricardo Nunes (MDB) deu um reajuste de apenas 2,16% aos servidores do Poder Executivo, porcentagem menor do que a inflação. Outra luta da categoria tem sido a revogação do confisco de 14% dos aposentados e pensionistas do funcionalismo municipal.

Pautas importantes

A valorização do servidor público foi uma reivindicação presente durante o 1º de Maio. A situação na capital paulista, por exemplo, é preocupante: o prefeito Ricardo Nunes (MDB) deu um reajuste de apenas 2,16% aos servidores do Poder Executivo, porcentagem menor do que a inflação. Outra luta da categoria tem sido a revogação do confisco de 14% dos aposentados e pensionistas do funcionalismo municipal.

Um enfrentamento recente para os trabalhadores e trabalhadoras é contra a privatização da Sabesp. A Câmara Municipal de São Paulo aprovou o PL 163/2024 que autoriza a capital a aderir ao processo de privatização. O projeto não tem um laudo de impacto e não tem apoio popular – uma pesquisa do Datafolha apontou que 53% dos entrevistados dizem ser contra a transferência da empresa para a iniciativa privada.

Cultura e diversão

Um dia de reivindicações, mas também de festa e serviços para a população. O 1º de Maio contou com diversas tendas com atendimentos na área da cidadania (orientação jurídica geral, consulta para aposentadoria), saúde e atividades de tranças afro, contação de histórias africanas e oficina de escalda pés – essas últimas realizadas pela Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-SP.

“Hoje o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Osasco e Região está aqui na Zona Leste da Capital, um lugar simbólico para acompanhar o anúncio dos decretos presidenciais na qual o presidente Lula mais uma vez mostra em que lado ele está, o lado dos trabalhadores e trabalhadoras do país, estamos colhendo os frutos do projeto popular que foi a eleição do presidente”, disse Carlos Augusto, Dirigente do SECOR.

 

O evento contou com apresentações artísticas de Paula Lima, Dexter, Afro-X, Doce Encontro, Roger Deff, Bateria Show da Gaviões da Fiel, Almirzinho, Arnaldo Tiffu, Arlindinho, Ivo Meirelles, Quesito Melodia, Afonsinho BV, Pagode dos Meninos, Taty Dantas, Trio da Lua na Trilha do Xaxado, com apresentação de Sérgio Loroza e Pameloza.

LEIA TAMBÉM

Inscrições Carnaval

As inscrições para o sorteio de reservas no Centro Campestre e Colônia d [...]
LEIA MAIS