Presidente do SECOR, Luciano Leite, participa da 114ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra
Durante os debates, dirigentes sindicais alertaram para o avanço de modelo [...]
LEIA MAIS
A Secretaria de Saúde, Previdência Social e Meio Ambiente do SECOR participou, no dia 14 de maio de 2026, de uma apresentação do Projeto de Inclusão e Tecnologias Assistivas realizada na unidade do SENAI, em Itu (SP). O evento foi promovido pelo Espaço da Cidadania e reuniu representantes de entidades e instituições voltadas à inclusão e acessibilidade.
A iniciativa apresentou ações desenvolvidas pelo SESI voltadas à inclusão de pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades no ambiente educacional e no mercado de trabalho, unindo práticas pedagógicas inclusivas e tecnologias assistivas.
Entre os destaques apresentados esteve o uso de equipamentos tecnológicos voltados à acessibilidade, como óculos inteligentes com inteligência artificial capazes de transformar textos em áudio para pessoas com deficiência visual, além do reconhecimento de objetos e rostos.

O projeto também contempla salas de recursos multifuncionais para atendimento educacional especializado, utilização de softwares adaptados, ferramentas de comunicação alternativa e capacitação contínua de educadores para atuação inclusiva.
Outro ponto abordado durante a apresentação foi a atuação do SESI na inclusão de profissionais com deficiência no mercado de trabalho, por meio de parcerias com indústrias e empresas, promovendo acessibilidade e adaptação dos ambientes corporativos.
Para o SECOR, a participação no encontro reforça a importância do debate sobre inclusão, acessibilidade e desenvolvimento de políticas voltadas à valorização da dignidade e da igualdade de oportunidades no ambiente educacional e profissional.
O SECOR, a Contracs CUT e representantes da CUT-SP participaram, na última [...]
LEIA MAIS