Sábado, 20 de Abril de 2024 -

Setembro Amarelo: pela conscientização e prevenção ao suicídio

Publicado em: 09/09/2021

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, divulgado em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de suicídio no país em 2020 foi de 12.895, com variação de 0,4% em relação a 2019, que registrou 12.745 casos. Os dados surpreendem quem achava que os casos de suicídio disparariam devido à pandemia da Covid-19 e o isolamento social que veio com ela.

Mesmo com os dados sendo considerados estáveis, o número de casos ainda é muito alto e o Setembro Amarelo, campanha criada em 2014, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de falar sobre o tema, do cuidado com a saúde mental e, principalmente, fazer com que a morte por suicídio diminua.

Algumas ações para prevenção ao suicídio são sugeridas, como procurar associações que promovem encontros com pessoas que passaram pela mesma inquietação; evitar situações que levam a pessoa a um estado de angústia e depressão, e buscar terapia nos primeiros sinais e pensamentos sobre o suicídio.

O Secor conta com parceria com a clínica Acolher & Viver, que presta apoio psicossocial para crianças, adolescentes, adultos e idosos. O atendimento é realizado na Rua Antonio Bernardo Coutinho, 118, centro de Osasco. Para agendar, ligue para 11 3685-0355!

LEIA TAMBÉM

Secor recebe chefe de gabinete da deputada estadual Márcia Lia do PT, Meire Silva

Na última sexta-feira, dia 12 de abril, o Sindicato dos Empregados no Com [...]
LEIA MAIS