SECOR participa da 2ª "Marsha" Nacional pela Visibilidade Trans em Brasília
Neste Domingo, 26 de janeiro, o Sindicato dos Comerciários de Osasco e Reg [...]
LEIA MAIS
Divulgação
A data marca a luta contra o assédio moral dentro do ambiente de trabalho. Entenda o que e saiba como reagir.
Assédio moral é a exposição dos trabalhadores a situações constrangedoras durante a jornada de trabalho. Geralmente, acontece entre o profissional de maior hierarquia na empresa e um funcionário com cargo inferior, sendo que o objetivo é desestabilizar a vítima em relação ao ambiente de trabalho e a sua função dentro da empresa, fazendo-a desistir do emprego.
Muito mais que o prejuízo profissional, a humilhação que a vítima sofre acarreta danos emocionais, como ansiedade, depressão e outros distúrbios psicossomáticos, pois as situações a que é exposta causam comprometimento de sua identidade, dignidade e relações afetivas e sociais.
Para desestabilizar a vítima, o agressor utiliza algumas estratégias:
– isolar a vítima do grupo;
– ridicularizar e menosprezar a vítima perante o grupo;
– Responsabilizar a vítima por incapacidade e invadir seu espaço familiar;
– gritar com o trabalhador;
– impor metas improváveis de serem cumpridas;
– impor sua autoridade para impedir reação;
– amedrontar a vítima em relação ao desemprego.
A vítima, por sua vez, deve anotar com detalhes as humilhações sofridas, como dia, mês, ano, local, nome do agressor, conteúdo da conversa; além de procurar ajuda dos colegas de trabalho para impedir a continuidade das atitudes negativas do agressor. Além disso, a vítima deve exigir explicações do agressor por escrito. A melhor maneira é enviar uma cara para o Recursos Humanos da empresa e da resposta do agressor e guarda cópia.
Por fim, a vítima deve procurar o sindicato e relatar o acontecido para o mesmo. Dessa forma, o sindicato tomará as devidas providências junto a outros órgãos competentes.
Fonte: Assessoria de Imprensa
O Secor disponibiliza aos associados o Guia do Sócio totalmente atualizado [...]
LEIA MAIS