Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -

40% dos temporários devem ser efetivados este mês

Publicado em: 09/01/2012

thumb-67

Na região Oeste da Grande São Paulo estão previstas 7 mil demissões de funcionários temporários contratados no último trimestre do ano passado para o período do Natal.

Nas cidades de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira e Taboão da Serra foram contratadas cerca de 65 mil pessoas no varejo. A informação é do Sindicato dos Empregados no Comércio de Osasco e Região (Secor).

Mas de acordo com o Secor, cerca de 40% dos funcionários temporários devem ser efetivados este mês. Os principais motivos são: substituição de funcionários que se aposentam, cobertura de férias ou licença e dispensas.

As contratações, que começaram no final de outubro, envolviam contratos de 45 a 60 dias. A estimativa é de que somente os shoppings tenham gerado 4.800 novos postos de trabalho em toda a região.

Temporários e efetivos têm os mesmos direitos

Os trabalhadores temporários têm os mesmos direitos dos efetivos. Os salários devem ser equivalentes, jornada de oito horas, recebimento de horas extras, adicional por trabalho noturno, repouso semanal remunerado, férias proporcionais, 13º salário e proteção previdenciária. As exceções são para aviso prévio e recebimento da multa de 40% sobre o Fundo de Garantia por Tempo de serviço (FGTS).

Fonte: Visão Oeste

Postado por assessoria de imprensa/Raquel Duarte

 

LEIA TAMBÉM

Dia Mundial da Água: Promovendo a Consciência sobre a Importância dos Recursos Hídricos

No dia 22 de março de cada ano, o mundo volta seu olhar para um recurso vi [...]
LEIA MAIS