Presidente do SECOR, Luciano Leite, participa da 114ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra
Durante os debates, dirigentes sindicais alertaram para o avanço de modelo [...]
LEIA MAIS
![]()
Na região Oeste da Grande São Paulo estão previstas 7 mil demissões de funcionários temporários contratados no último trimestre do ano passado para o período do Natal.
Nas cidades de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira e Taboão da Serra foram contratadas cerca de 65 mil pessoas no varejo. A informação é do Sindicato dos Empregados no Comércio de Osasco e Região (Secor).
Mas de acordo com o Secor, cerca de 40% dos funcionários temporários devem ser efetivados este mês. Os principais motivos são: substituição de funcionários que se aposentam, cobertura de férias ou licença e dispensas.
As contratações, que começaram no final de outubro, envolviam contratos de 45 a 60 dias. A estimativa é de que somente os shoppings tenham gerado 4.800 novos postos de trabalho em toda a região.
Temporários e efetivos têm os mesmos direitos
Os trabalhadores temporários têm os mesmos direitos dos efetivos. Os salários devem ser equivalentes, jornada de oito horas, recebimento de horas extras, adicional por trabalho noturno, repouso semanal remunerado, férias proporcionais, 13º salário e proteção previdenciária. As exceções são para aviso prévio e recebimento da multa de 40% sobre o Fundo de Garantia por Tempo de serviço (FGTS).
Fonte: Visão Oeste
Postado por assessoria de imprensa/Raquel Duarte
O SECOR, a Contracs CUT e representantes da CUT-SP participaram, na última [...]
LEIA MAIS