Quarta-Feira, 28 de Julho de 2021 -

85/95: e se eu já tiver idade mas não tiver 35 ou 30 anos de contribuição?

Publicado em: 10/06/2015
Divulgação

Divulgação

O povo brasileiro trabalha muito, e nem sempre está registrado em carteira. Se você já trabalhou bastante e não conseguiu pagar o INSS o número de vezes suficiente para atingir 30 ou 35 anos de contribuição, a vida não vai piorar com a fórmula 85/95.

Essa nova fórmula é pra quem ainda está trabalhando e tem tempo hábil para contribuir para o INSS.

Se você não tem o número suficiente de comprovantes de pagamentos para o INSS, mas já trabalha há muito tempo, o que vai acontecer é o seguinte. Você pode se aposentar pela regra da idade, que vai continuar existindo:

  1. Mulher se aposenta aos 60 anos de idade, não importa o que aconteça. Para pessoas que trabalham na cidade, é preciso ter contribuído pelo menos 13 anos.  Você vai se aposentar, independentemente da fórmula 85/95.
  2. Homens aos 65 anos se aposentam também, mas precisam ter pelo menos 13 anos de pagamento ao INSS.

Por outro lado, se você fizer suas contas e chegar à conclusão de que as regras do atual fator previdenciário são melhores no seu caso, você poderá escolher essa outra opção.

A fórmula 85/95 não vai simplesmente acabar com as outras regras. O que ela vai mudar é que os próximos aposentados vão ter de trabalhar muito menos e vão ganhar mais. É uma regra de futuro.

Fonte: CUT Nacional/Isaías Dalle

LEIA TAMBÉM

Situação econômica dos brasileiros piorou na pandemia, confirma Datafolha

A crise sanitária, o aumento do desemprego e a inflação contribuíram pa [...]
LEIA MAIS