Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024 -

Sindicato dos Comerciários realiza série de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Publicado em: 08/12/2016

11

Na última sexta-feira, 18/11, o Secor, em conjunto com a subsede da CUT Osasco e da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo da CUT-SP, realizou, em sua sede, diversas atividades abertas ao público em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no domingo, 20/11.

Os interessados puderam contar com exposição e comercialização de artesanato, caricaturas, além de produtos e serviços da Rede de Valorização e Inclusão de Trabalhadores e Artesões da cidade. Atrações musicais ao vivo, sessões de reiki e cromoterapia, serviços de beleza, como esmaltação, cortes de cabelo, tranças e dreads com lãs coloridas, além do cinema e discussões sobre poesia e política, também fizeram parte das atividades do evento.

“Atrações como essas realizadas na última sexta-feira nos ajudam a resgatar a identidade e o valor cultural que a população negra trouxe para o Brasil. Até 2015, 54% da população brasileira era negra. No entanto, diariamente, vivenciamos casos de preconceito seja no trabalho, na escola, no comércio, na rua, ou em qualquer outro lugar. O preconceito é uma barreira que só quebraremos com informação e educação. Eventos como este realizado pelo Secor e pela CUT são essenciais neste sentido”, explicou Kelly Domingos, 2ª Secretária-Geral do Sindicato.

Sobre a data

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que foi e ainda é considerado um símbolo de resistência à escravidão. A data faz menção a sua morte.

O objetivo da data é trazer à tona as dificuldades que a população negra passa há séculos no Brasil e propor uma reflexão sobre o preconceito ainda existente em nossa sociedade.

LEIA TAMBÉM

Regulamentação da Profissão de Marketing em SP: Um Avanço para Todos

A valorização das profissões é um passo importante para garantir a qual [...]
LEIA MAIS