Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 -

A história por trás do Dia do Trabalho: origem, lutas e conquistas

Publicado em: 17/04/2023

O 1° de maio é uma data celebrada como o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador em diversos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil e cerca de 80 outras nações que o consideram feriado.

Essa comemoração é dedicada às conquistas históricas dos trabalhadores e, embora seja oficialmente chamada de Dia Mundial do Trabalho, muitas pessoas preferem se referir a ela como o Dia do Trabalhador como uma forma de homenageá-los.

O Dia do Trabalho surgiu em Chicago, nos Estados Unidos, como resultado de uma greve operária que teve lugar em 1° de maio de 1886. O evento foi organizado pela Federação Americana do Trabalho, com a participação de milhares de trabalhadores que marcharam nas ruas em busca de melhores condições de trabalho, incluindo a redução da jornada de 13 para 8 horas, aumento de salários e descanso semanal e férias.

Infelizmente, durante o confronto com a polícia em 4 de maio, uma bomba explodiu, resultando em mortes e ferimentos graves. Em homenagem aos “Mártires de Maio”, que perderam suas vidas na luta pelos direitos dos trabalhadores, o Dia do Trabalho foi instituído em 1889 na França.

Nos Estados Unidos, onde a luta pelos direitos trabalhistas começou, o Dia do Trabalho é comemorado na primeira segunda-feira de setembro, o que muitos acreditam ser uma tentativa de distanciar a data das lembranças tristes da Revolta de Haymarket.

No Brasil, o Dia do Trabalho foi oficializado em 1925 pelo governo de Artur Bernardes. No entanto, já em 1917, ocorreu uma greve geral em São Paulo, onde os trabalhadores lutaram por melhores salários, redução da jornada de trabalho, proibição do trabalho infantil e noturno para mulheres. Durante essa greve, as condições de trabalho foram melhoradas e algumas das reivindicações foram atendidas, incluindo um aumento de 20% nos salários.

Na Era Vargas, o Brasil deu mais um passo em direção às melhorias trabalhistas. Em 1° de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário-mínimo no país e, no mesmo dia do ano seguinte, foi criada a Justiça do Trabalho. Em 1943, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) foi anunciada no país, e desde então, aumentos no salário-mínimo geralmente ocorrem nesta data.

LEIA TAMBÉM

Secor recebe chefe de gabinete da deputada estadual Márcia Lia do PT, Meire Silva

Na última sexta-feira, dia 12 de abril, o Sindicato dos Empregados no Com [...]
LEIA MAIS