Terça-Feira, 18 de Maio de 2021 -

Acidente no trabalho é tema do programa TV Secor

Publicado em: 01/06/2012
Willian Kennedy e Luciano Rodrigues são os entrevistados do TV Secor

Willian Kennedy e Luciano Rodrigues são os entrevistados do TV Secor

Médico do sindicato Willian Kennedy Wilson foi o convidado desta segunda-feira, 28/5
Temas que envolvem o comerciário em relação à saúde como acidente do trabalho, doença profissional e o comportamento das empresas diante das necessidades de saúde do trabalhador foram pauta do programa TV Secor desta segunda-feira, 28. O convidado desta edição foi o médico do trabalho do nosso sindicato, Willian Kennedy Wilson que também fez um alerta sobre a importância da emissão do Comunicado de Acidente do Trabalho (CAT).

De acordo com Wilson, a negligência das empresas em relação a emissão do CAT é denunciado constantemente no sindicato. O CAT é um documento emitido para o reconhecimento do acidente de trabalho ou doença ocupacional.
“O CAT é importante porque oferece uma garantia de retorno ao trabalho para este funcionário. E a emissão deste documento estimula as empresas a pensar na prevenção de acidentes”, destacou o médico.

Willian informa que, segundo o artigo 22 da Lei nº8.213/91, todo problema de saúde que o trabalhador em consequência do trabalho deverá ser comunicado pela empresa ao Instituto Nacional de Sistema Social (INSS).
O médico destacou ainda que o CAT deve ser emitido pela empresa no prazo de um dia útil após a suspeita de doença ou acidente.

O vice-presidente do Sindicato, Luciano Rodrigues informou que a saúde do trabalhador é uma das principais preocupações do sindicato. “Além da Campanha Salarial também focamos em várias campanhas de saúde, como o trabalho com os cipeiros. Acreditamos que trabalhar na prevenção é uma maneira eficiente de garantir mais saúde e qualidade de vida para o trabalhador”, enfatizou Luciano.

Saiba mais

O CAT é essencial para que o INSS tenha a ciência do acidente; o trabalhador receba auxílio durante o seu afastamento ou, algumas vezes, indenizações; os serviços da saúde saibam as causas dos acidentes e doenças e, assim, direcionem ações para a redução destes problemas; informar serviços de fiscalização como Sindicatos, para que tenham iniciativas para evitar os acidentes. A emissão do CAT é obrigatória mesmo que o funcionário não precise ser afastado.

Acompanhe e participe ao vivo do programa TV Secor todas às segundas-feiras, às 9h15, no site http://tvosasco.ning.com/ ou no canal 6 da NET. Para assistir aos programas anteriores clique no botão TV Secor na home do nosso site.

Postado por Assessoria de Imprensa/Thaís Peixoto

LEIA TAMBÉM

Desemprego no Brasil atinge 14 milhões, o maior desde começo da pandemia

Desalento também atinge patamar recorde, reunindo 6 milhões de brasileiro [...]
LEIA MAIS