Segunda-Feira, 19 de Abril de 2021 -

Artigo: Novembro Azul: a prevenção pode salvar sua vida

Publicado em: 16/11/2015

thumb-97

Semelhante ao Outubro Rosa, este mês traz o Novembro Azul, movimento que acontece em vários países para chamar atenção da população masculina sobre a prevenção, os riscos e a importância de um diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A campanha do Novembro Azul foi idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2008. Agora, no 7º ano de movimento, está prevista uma série de atividades de conscientização em todo Brasil, como circuitos da saúde, palestras em empresas, ações em estradas, estádios de futebol e demais locais, além de diversos monumentos públicos de visibilidade ganharem iluminação azul durante todo o mês. Todas essas ações visam chamar a atenção dos homens para a realização dos exames preventivos à doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens no país. No mundo, é o sexto tipo mais comum, ou seja, 10% do total da doença. A estimativa do Instituto é que 69 mil novos casos sejam diagnosticados por ano.

Como a doença pode demorar a dar os primeiros sinais, os médicos indicam a realização dos exames preventivos, principalmente, para homens a partir de 50 anos, pois, quando diagnosticada precocemente, as chances de cura são de 90%.

O Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região (Secor) está apoiando este movimento em prol de todos os trabalhadores. Em nossa página no Facebook, os comerciários encontram informações sobre a doença, além disso, realizamos a divulgação do movimento Novembro Azul em nossa festa de comemoração pelo Dia do Comerciário e final do Campeonato Society.

 Carlos Alberto de Souza, diretor de Comunicação do Secor

Fonte: Assessoria de Imprensa

LEIA TAMBÉM