Sexta-Feira, 24 de Setembro de 2021 -

Artigo: Retenção hídrica. Você sofre desse mal?

Publicado em: 12/05/2014

thumb-56

O Secor está iniciando um Especial Saúde! A partir de agora, vamos falar um pouco mais sobre problemas de saúde enfrentados por comerciários e os serviços oferecidos pelo Espaço Secor – Beleza, Estética e Saúde que podem tratar os males. Começamos com o artigo da dermiticista e esteticista do Secor, Ana Paula Politano.

Retenção hídrica. Você sofre desse mal?

A retenção hídrica (ou inchaço, edema), uma velha conhecida da maioria das mulheres e de alguns homens, aparece, principalmente, para aqueles que trabalham muitas horas em pé ou sentado.

Para você saber se sofre deste mal, fique atento a alguns sintomas! O primeiro a aparecer é a produção escassa de urina, mesmo tomando muita água. Consequentemente, o corpo começa a inchar e os membros inferiores, como pernas e pés, são os mais judiados. De acordo com relatos de pacientes, pés e pernas amanhecem bem, mas começam a inchar ao longo do dia.

Em alguns casos, surgem dores nas pernas, sensação de estar mais pesado e cansaço. A sensação de formigamento também é muito comum em pessoas que apresentam quadro avançado de retenção hídrica.

Mulheres, fiquem atentas! Esteticamente falando, a celulite se agrava com a retenção de líquido. Dessa forma, a aplicação de cremes em diversos pontos do corpo é inútil caso a retenção não for solucionada.

Agora, você deve estar se perguntando as causas da retenção, certo? A retenção não patológica tem as causas mais diversas, como:

  • Oscilações hormonais em períodos específicos, como fase pré-menstrual, gestação e menopausa;

  • Aumento da ingestão de sal;

  • Sedentarismo;

  • Uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, antibióticos e corticoides;

  • Muito tempo em pé ou sentada;

  • Roupas e sapatos apertados.

Devemos ficar atentos, pois todos esses fatores estão relacionados com nossos hábitos, não a uma doença. No entanto, existem patologias que podem causar a retenção hídrica, como problemas renais, disfunção no fígado, alteração na pressão arterial, disfunção circulatória, entre outros. Caso você esteja suspeitando que esteja com alguma dessas doenças, procure um médico para iniciar o tratamento e NUNCA tome medicamentos sem indicação médica, pois isso pode agravar o quadro!

Para melhorar a retenção de líquido procure um especialista para avaliar as causas do problema; ingira, no mínimo, dois litros de água por dia; diminua a ingestão de sal; pratique atividades físicas regularmente; e faça drenagem linfática manual.

O que o Secor pode fazer por você?

O Espaço Secor – Beleza, Estética e Saúde é um local dedicado, especialmente, aos associados do Sindicato, onde estão disponíveis tratamentos estéticos e fisioterápicos com profissionais especializados em diversas áreas, sempre com horário marcado.

O primeiro passo é ligar agendando uma avaliação para que possamos avaliar o melhor tratamento estético ou terapêutico para cada paciente.

Telefone para contato: 3654-31-38 (falar com Vânia).

Dermaticista e esteticista do Secor

Ana Paula Politano

LEIA TAMBÉM

Secor firma parceria com a agência de viagem Brazil Turismo

Pensando em proporcionar aos nossos associados mais lazer e diversão, o Se [...]
LEIA MAIS