Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -

Comércio fecha o semestre no menor ritmo de crescimento dos últimos três anos

Publicado em: 04/07/2012
Divulgação

Divulgação

O movimento dos consumidores no primeiro semestre de 2012 encerrou com alta de 7,6% na atividade varejista, o menor desempenho dos últimos três anos, segundo o Indicador de Atividade do Comércio divulgado nesta quarta-feira pela Serasa. No primeiro semestre de 2010, o indicador apontou crescimento de 10,7%, e na primeira metade do ano passado, a alta havia sido de 9,6%.

A atividade do comércio recuou 0,2% em junho, na comparação com maio, já efetuados os devidos ajustes sazonais.

De acordo com os economistas da Serasa, os elevados níveis de endividamento e de inadimplência dos consumidores impediram um desempenho mais favorável da atividade varejista neste primeiro semestre de 2012, “levando os consumidores a priorizarem o pagamento de dívidas em vez de contraírem novos financiamentos”.

Os setores incentivados com isenções tributárias registraram bons desempenhos neste primeiro semestre de 2012, segundo a Serasa. O movimento nas lojas de material de construção foi 7,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado; as lojas de veículos, motos e peças acusaram alta de 7,4% em relação ao primeiro semestre de 2011 e o varejo especializado de móveis, eletroeletrônicos e informática teve alta de 5,2%.

As lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios registraram crescimento de 7,6% no semestre perante o mesmo período de 2011. Já o movimento no segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas cresceu 2,3% neste semestre.

Fonte: UOL

LEIA TAMBÉM

Secor visita CONTRACS-CUT e discute projetos para novo mandato

Na última quinta-feira (11), a Secretaria de Comunicação e Políticas Si [...]
LEIA MAIS