Secor Participa da 6ª Conferência da UNI Américas na Argentina
A 6ª Conferência da UNI Américas, iniciada na tarde desta quinta-feira ( [...]
LEIA MAIS
Na tarde desta sexta-feira (08), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) assinou ao Programa de Participação nos Resultados (Propar) da C&A dos anos de 2013-2014, 2014-2015. Na próxima semana, será assinado o acordo de 2015-2016, que ainda está em exercício. Além disso, a Contracs e a C&A discutirão a partir de fevereiro a construção da proposta para o exercício de 2016-2017. O objetivo é assinar o acordo no início do segundo semestre de 2016.
Participaram da reunião pela Contracs o presidente, Alci Matos Araujo; o secretário de relações internacionais, Eliezer Gomes; o coordenador da rede, Edson Bertoldo; o assessor, Ruy Freitas e o advogado Paulo Yamamoto. A empresa foi representada pelo gerente de relações sindicais e trabalhistas da C&A Rodrigo Gomes Navarro.
Ao iniciar a reunião, o presidente da Contracs Alci Matos Araujo destacou a importância da assinatura dos acordos passados e propôs que o acordo de 2016-2017 fosse discutido juntamente com a empresa até o final do primeiro semestre deste ano. “Queremos ter alguns meses para negociar, mas fechar o acordo antes do período de vigência dele ser fechado.” Segundo ele, fechar o acordo previamente permitirá que o trabalhador se paute pelas metas e parâmetros já estabelecidos e determinados em acordo.
Em nome da C&A, Rodrigo Navarro concordou em negociar a proposta de 2016-2017 antecipadamente. “Faz sentido discutir antes as regras do Propar e, depois, conversar com os trabalhadores para ver o que será aceito ou o que pode ser melhorado. Para nós, também é muito bom porque mostra que a C&A está querendo dar a transparência que o processo necessita.” Rodrigo destacou que o prazo proposto é coerente e agendou a próxima reunião para 20 de fevereiro, quando apresentará a primeira proposta para negociar.
Edson Bertoldo, coordenador da rede de trabalhadores C&A, não esperava uma reunião diferente, que abrangeu não só a assinatura dos acordos como resolveu problemas levantados pelos trabalhadores da rede durante o Encontro Nacional das Redes de Trabalhadores da Contracs, em novembro passado. “Eu trabalhei no RH da C&A por muitos anos e a empresa sempre teve muita preocupação com o trabalhador. Discutir o acordo 2016-2017 será muito mais fácil.” Para ele, a reunião foi um demonstrativo claro de que a rede de trabalhadores terá muito sucesso em 2016.
O secretário de relações internacionais da Contracs, Eliezer Gomes, explicou que os acordos assinados são fruto da consulta e concordância dos trabalhadores/as. “Assinar os acordos pendentes destrava as negociações da Contracs, dos sindicatos e da empresa e, ao mesmo tempo, introduz um novo modelo de diálogo social.”
Para a Contracs, a construção do diálogo social é a forma mais eficaz para a dissolução de problemas entre os trabalhadores e as empresas e a maneira encontrada para garantir não só a preservação dos direitos como sua ampliação, uma bandeira de luta que é sempre defendida assim como a conquista do trabalho decente.
Fonte: Contracs/CUT
Na última quarta-feira (27), as ruas do centro de Osasco foram tomadas por [...]
LEIA MAIS