SECOR Acompanha o Primeiro Dia das Eleições da CIPAA na Jequiti Matriz em Osasco
O SECOR, por meio da sua Secretaria de Saúde, Previdência Social, Meio Am [...]
LEIA MAIS
Ontem se celebrou o Dia do Comerciário. Uma das profissões mais antigas do mundo e que foi reconhecida no Brasil apenas em 2013, quando a profissão foi regulamentada. A partir de então, todos os trabalhadores e trabalhadoras do comércio puderam ter em sua carteira o registro como comerciário e comerciária.
Em 2012, os trabalhadores e trabalhadoras no comércio somavam mais de 9 milhões de profissionais. De acordo com o Dieese, a jornada média semanal destes trabalhadores/as é de 49 horas a 44 horas, ultrapassando a jornada legal vigente que é de 44 horas semanais.
Com rendimento médio de R$ 882,43, os salários costumam sofrer reduções constantes devido a alta rotatividade do setor. Segundo o Dieese, um comerciários admitido recebe 93% do salário do comerciário demitido – demonstrando que a rotatividade é usada pelas empresas para reduzir os gastos com salário.
Para a categoria comerciária, a Contracs defende bandeiras como a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, o fim do trabalho aos domingos e feriados, igualdade de salário para homens e mulheres e entre brancos e negros, entre outras bandeiras que se estendem a todas as categorias do ramo.
Neste dia especial, a Contracs parabeniza a todos os comerciários e comerciárias responsáveis pela manutenção de nossa economia e pela simpatia e alegria com que atendem milhares de cidadãos, que buscam uma necessidade ou uma satisfação e encontram, em muitos profissionais, um amigo que irá atender e satisfazer suas vontades.
Parabéns a todos os comerciários e comerciárias.
Fonte: Contracs – Adriana Franco
Em um marco significativo para os trabalhadores do comércio na região, o [...]
LEIA MAIS