Sábado, 20 de Abril de 2024 -

Dez perguntas respondidas sobre varizes

Publicado em: 09/02/2015
Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

Comuns nas pernas, as varizes podem ser causadas por fatores hereditários, falta de exercícios físicos e envelhecimento. Se não tratadas, podem romper, formar feridas na pele ou se transformar em flebite e até causar trombose.

Para entender as causas, tratamentos e formas de prevenção, conversamos com os médicos Rogério Abdo Neser, diretor científico da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV); Gilberto Narchi Rabahie, cirurgião vascular do Hospital do Coração de São Paulo; e com Celso Bregalda Neves, secretário-geral da SBACV, e respondemos a seguir as dez perguntas mais comuns quando o assunto são as varizes.

O que são as varizes?
As varizes são veias dilatadas e tortuosas, normalmente nas pernas, com sangue acumulado de maneira irregular. Além de deixar as pernas feias, podem causar dor e inchaço. As veias ficam dilatadas porque as válvulas que levam o sangue ao coração não funcionam corretamente, retendo e acumulando sangue, e causando consequentemente o alargamento da veia.

Quais são as causas das varizes?
Os dois principais fatores são hereditariedade e o envelhecimento das veias. Há pessoas que já nascem com válvulas defeituosas, e acabam tendo varizes com o passar dos anos. Mas outros fatores podem influenciar no aparecimento de varizes: uso de pílula anticoncepcional, vida sedentária, obesidade e ficar muito tempo na mesma posição – trabalhar apenas em pé ou todo o tempo sentado, por exemplo.

Pessoas que têm varizes podem fazer exercícios físicos?
Se as varizes não causam dor, não há problema nenhum em fazer exercícios físicos, e é inclusive recomendado. O ideal é evitar exercícios que exijam muito esforço, como, por exemplo, musculação com muita carga. Os aeróbicos, como caminhadas e corridas, são indicados, pois fortalecem a panturrilha e ajudam o sangue a circular. Se as varizes causam muita dor, procure um médico para que ele indique o tratamento adequado e oriente sobre a prática de exercícios.

Qual é o melhor tratamento para varizes?
Varizes são tratáveis e controláveis, mas não são curáveis definitivamente. Podem ser corrigidas com cirurgia através de laser ou cauterização, além da escleroterapia, que é a secagem das varizes. Quem pode indicar a melhor opção de tratamento é o médico, que analisa caso a caso.

Qual a diferença entre varizes e vasinhos?
Os chamados “vasinhos” são vasos capilares da pele que se dilatam, e ficam aparentes como risquinhos na pele com menos de um milímetro de espessura, mais ou menos como um fio de cabelo. Vasinhos em geral não causam dor e nem problemas de saúde, mas podem incomodar esteticamente. Existem diversas formas para eliminar os vasinhos, um cirurgião vascular ou angiologista pode indicar qual o melhor tratamento.

Vasinhos podem se transformar em varizes?
Vasinhos não se transformam em varizes, as estruturas são diferentes. As varizes são veias dilatadas, e os vasinhos são vasos capilares dilatados. Alguns pacientes que têm predisposição a ter vasinhos podem ter também varizes, mas não é uma regra. O uso de meias elásticas, de compressão, podem prevenir vasinhos e varizes, especialmente no caso de quem trabalha muito tempo em pé.

As varizes podem voltar depois de uma cirurgia?
As veias que foram tratadas não voltam mais, mas varizes não são curadas definitivamente. Quando é feita a cirurgia a pele pode ficar perfeita, lisinha, mas durante a vida, outras varizes podem surgir.

As varizes podem aparecer em outras partes do corpo além das pernas?
Podem, mas são casos bastante raros. As varizes são muito mais comuns nas pernas, porque o sangue tem de subir para o coração, fluindo contra a força da gravidade, e esse esforço causa o desgaste das veias, a dilatação, o inchaço. Nos braços, por exemplo, que estão mais próximos do coração, as veias não se desgastam tanto, e por isso é raro aparecerem varizes.

Cruzar as pernas e usar salto alto pode causar varizes?
Não causam. O que pode contribuir para o aparecimento das varizes é se a pessoa permanece muito tempo em uma mesma posição, em pé ou sentada, e se ela se movimenta pouco.

As veias queimadas ou retiradas em cirurgia de varizes não fazem falta para o corpo?
Não fazem falta, porque quando chega ao ponto delas serem retiradas, elas já não são mais funcionais. Antes de decidir pelo procedimento o médico avalia caso a caso.

Fonte: IG

LEIA TAMBÉM

Secor recebe chefe de gabinete da deputada estadual Márcia Lia do PT, Meire Silva

Na última sexta-feira, dia 12 de abril, o Sindicato dos Empregados no Com [...]
LEIA MAIS