Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -

Encontro de Cipeiros do Secor acontece nessa sexta-feira

Publicado em: 21/05/2014

thumb-33

Nessa sexta-feira, 23/5, o Secor realizará o Encontro de Cipeiros em sua sede, das 15h às 18h. O evento tem o objetivo de reunir representantes de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA) de empresas da base do Secor para falar sobre a responsabilidade de seus trabalhos, atualizá-los com informações sobre direitos dos trabalhadores em relação à segurança no ambiente profissional, além da abordagem sobre doenças ocupacionais atuais.

O presidente do Sindicato, José Pereira da Silva Neto, afirma que o Secor está atento com o trabalho e comprometimento com os cipeiros da região. “A conscientização sobre prevenção de acidentes e doenças no trabalho deve ser realizada de forma efetiva. É obrigação do cipeiro garantir a segurança do trabalhador. Por isso, o Secor realiza anualmente o Encontro, para reunir, discutir e atualizar as CIPAs sobre assuntos pertinentes a eles”, afirma Neto.

De acordo com a Organização Internacional do Trabaho (OIT), as doenças profissionais continuam sendo as principais causas de mortes relacionadas ao trabalho em todo o mundo. Em anúncio em abril de 2014, a OIT afirmou que cerca de 2,34 milhões situações mortais no trabalho acontecem por ano, sendo apenas 321 mil relacionados a acidentes. “A prevenção é muito mais eficaz e econômica do que gastos com tratamentos, reabilitação e indenização com trabalhadores vítimas de acidentes. Por isso, a CIPA é essencial nas empresas que tenham mais de 20 trabalhadores”, completa o presidente Neto.

Em caso de acidentes ou doenças do trabalho, o profissional deve avisar os cipeiros e o sindicato, procurar atendimento médico e solicitar a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).

Os cipeiros que participarão do Encontro no Secor contarão com palestras sobre doenças psicossomáticas, como a Síndrome do Pensamento Acelerado (S.P.A); saúde do trabalhador; a importância da CIPA, entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa

LEIA TAMBÉM

Dia Mundial da Água: Promovendo a Consciência sobre a Importância dos Recursos Hídricos

No dia 22 de março de cada ano, o mundo volta seu olhar para um recurso vi [...]
LEIA MAIS