Sábado, 27 de Abril de 2024 -

Movimentos convocam ato no Largo São Francisco em defesa da democracia

Publicado em: 20/03/2024


No próximo sábado, dia 23 de março, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e diversos movimentos sociais, articulados nas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, promoverão uma manifestação em defesa da democracia. Sob o lema “ditadura nunca mais!”, o evento, marcado para às 15h no Largo São Francisco, em frente à Faculdade de Direito da USP, será um momento crucial para reiterar a importância do Estado Democrático de Direito e relembrar os 60 anos do golpe militar no Brasil.

Este ato assume relevância especial ao exigir a punição dos golpistas envolvidos nos eventos do 8 de janeiro de 2023, quando indivíduos invadiram e atacaram as sedes dos três poderes em Brasília, contestando os resultados eleitorais que conduziram Lula à presidência pela terceira vez. A resistência ao retrocesso democrático será enfatizada, com destaque para a condenação de mais de 80 pessoas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por seu envolvimento naquela ação criminosa.

“Novamente iremos ocupar as ruas, num processo gradual de mobilização e organização da classe trabalhadora, para defender as nossas pautas e o Estado Democrático de Direito. Não aceitaremos nenhum pedido de anistia, como querem os golpistas invasores de Brasília”, declara Osvaldo Bezerra, secretário de Mobilização da CUT-SP.

Além da luta contra o retrocesso político interno, a manifestação abordará questões globais, como o genocídio em curso na Faixa de Gaza. Desde o início do conflito, mais de 30 mil civis foram mortos pelas forças de Israel, a maioria composta por mulheres e crianças, além de inúmeras violações de direitos humanos.

O evento ocorrerá próximo à data emblemática dos 60 anos do golpe militar de 1964, reforçando a importância de preservar a memória histórica para evitar que atrocidades semelhantes se repitam.

Fonte: Site CUT SP

LEIA TAMBÉM

Secor participa do aniversário do Cissor que comemora 33 anos de luta em defesa dos trabalhadores

O Cissor – Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco [...]
LEIA MAIS