Domingo, 18 de Abril de 2021 -

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho em 2013 terá o foco na prevenção de doenças ocupacionais diz OIT

Publicado em: 04/04/2013

thumb-62

No dia 28 de abril  é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.Globalmente, as doenças profissionais permanecem a principal causa de mortes relacionadas com o trabalho. Segundo estimativas da OIT, um total de 2,34 milhões de acidentes de trabalho fatais a cada ano, apenas 321.000 são devido a acidentes. Os restantes 2,02 milhões de mortes são causadas por diferentes tipos de doenças relacionadas ao trabalho, o equivalente a uma média diária de mais de 5.500 mortes. Este é um déficit inaceitável de trabalho decente.
A ausência de adequada prevenção de doenças ocupacionais têm profundos efeitos negativos não só sobre os trabalhadores e suas famílias, mas também a sociedade como um todo, pois gera enormes custos, em particular no que diz respeito à perda de produtividade sobrecarga e sistemas de segurança social. A prevenção é mais eficaz e menos onerosa do que o tratamento e a reabilitação. Todos os países podem tomar medidas concretas agora para melhorar sua capacidade de prevenir doenças profissionais e relacionadas com o trabalho.
Como todos os anos, o programa da OIT sobre Segurança e Saúde no Trabalho e Meio Ambiente vai preparar um relatório que servirá para dar pano de fundo ao tema. Este ano, ele vai chamar os governos, empregadores e trabalhadores e suas organizações para colaborar no desenvolvimento e implementação de políticas e estratégias nacionais para a prevenção de doenças.

Publicado em 04/04/2013 na OIT

Postado por assessoria de imprensa/Raquel Duarte

LEIA TAMBÉM